Grupo brasileiro participa da 15ª reunião da colaboração Dark Energy Survey

20 de outubro de 2011 | LIneA

No período de 8-11 de outubro de 2011, representantes do DES-Brazil estiveram presentes à reunião semestral da colaboração DES na Universidade da Pennsylvania, na cidade de Filadélfia (EUA). Um dia antes da reunião houve uma sessão especial para avaliação, por um comitê de especialistas, do Portal Científico do DES, sendo desenvolvido pelo time brasileiro (ver foto de participantes).

Este Portal Científico tem como objetivos: o armazenamento de dados científicos, prover uma sofisticada suíte de algoritmos voltados para a análise científica dos dados, gerar simulações de interesse da colaboração e fazer a redução de dados de levantamento preliminar ao DES. Em especial, nos foi encomendada uma ferramenta para uma redução rápida e avaliação da qualidade dos dados obtidos com a DECam – a câmera do DES, que ficará disponível para outros projetos – a ser usada por qualquer astrônomo que venha a utilizar este instrumento no telescópio Blanco. Este trabalho é uma contrapartida para a participação brasileira, através do LIneA, neste levantamento.

Além da revisão do portal científico, membros do DES-Brazil participaram ativamente do encontro. Entre outras coisas, fizeram comunicações orais dos trabalhos científicos e de infra-estrutura preparatórios para o levantamento. Foram 7 apresentações do DES-Brazil, sendo uma delas na plenária do encontro e as demais nas diversas sessões paralelas realizadas.

Participantes do painel de revisão do Portal Científico do DES

Participantes do painel de revisão do Portal Científico do DES

Deixe um comentário