LIneA negocia a instalação do Portal Científico do Dark Energy Survey em outros sites

27 de fevereiro de 2014 | LIneA

Como parte da operação do DES, o LIneA é responsável pela validação dos dados produzidos no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) (ver blog LIneA assume novos compromissos com a colaboração do Dark Energy Survey). Para isso, desenvolve ferramentas de verificação de qualidade (Quality Assessment, QA), que são usadas pelo time de gerenciamento de dados do NCSA e membros da colaboração. Um dos objetivos do Portal Científico do DES é a automatização de todo o procedimento envolvido, desde a transferência de dados até a publicação dos resultados de QA. Somente assim será possível lidar com a enorme quantidade de informação produzida pelo levantamento de forma eficiente e reproduzível. Para a liberação do primeiro ano de dados do levantamento DES (cerca de 2000 graus quadrados do céu e 20TB em imagens e catalogos astronomicos), nossa meta é produzir um relatório completo sobre a qualidade dos dados em até 72h. Numa análise cuidadosa dos tempos envolvidos em cada passo da validação de dados, ficou evidente que a distância geográfica entre o NCSA e o LIneA impõe sérios limites à transferência de dados. Sendo assim, para aplicações críticas do Portal como a validação dos dados, é mais vantajoso para a colaboração ter o Portal Científico próximo ao NCSA. Com isso, iniciou-se um estudo de viabilidade que resultou na decisão pela instalação do Portal no Fermilab. O Fermilab possui excelente conectividade com NCSA e ofereceu o hardware necessário para a instalação do Portal. No mês de março, técnicos do LIneA viajam para o Fermilab para realizar essa instalação. Além do ambiente de produção no Fermilab, manteremos ambientes de teste e produção no Internet Data Center (IDC) da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) em Brasília e estamos em negociação para a instalação de um sítio de P&D no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Essa instalação trará enormes benefícios para o projeto, intensificando as colaborações em andamento com o LNCC nas áreas de banco de dados e processamento distribuído, além é claro de usufruir da infraestrutura e da qualidade de serviço oferecida pelo LNCC.


A ferramenta Footprint é usada para acompanhar o progresso do levantamento. Ela mostra as diferentes remessas de dados pelo NCSA e as regiões do céu já observadas sobrepostas à área total do levantamento DES (em cinza).


A figura ilustra o uso da ferramenta Tile Viewer na validação de uma das remessas de dados para testes do DES produzida no mês de fevereiro, em preparação para a primeira remessa de dados referente ao primeiro ano de observações do DES. Em destaque um objeto do Sistema Solar em movimento, detectado em duas exposições com um intervalo de aproximadamente 1 hora nas bandas r (em verde na imagem) e i (em vermelho na imagem).

Deixe um comentário