Mais potente computador da América Latina entra em operação no LNCC

31 de maio de 2016 | LIneA

Um dos principais pontos turísticos de Petrópolis é a casa de verão de Santos Dumont, conhecida como “A Encantada”. Ela é pioneira no conceito de casas funcionais, contando com várias inovações.

Quase cem anos após a construção da Encantada, o nome de Santos Dumont se associa novamente a outra inovação em Petropólis, o super computador petaflópico.

Esse super computador batizado de Santos Dumont realiza até mil trilhões, ou um quatrilhão, de operações matemáticas por segundo. Ele foi instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e faz parte de um Programa Estratégico do MCTI para Computação de Alto Desempenho.

Tal recurso computacional pode alavancar vários campos de pesquisa no Brasil, e em especial a astronomia, onde a computação científica é cada vez mais importante graças à avalanche de dados que brota dos novos detectores digitais como a DECam do Dark Energy Survey.

Em particular, membros do LIneA que habitualmente usam seu cluster de aproximadamente mil núcleos para simular o Sistema Solar ou medir parâmetros cosmológicos para entender a Energia Escura, poderão avançar ainda mais seus trabalhos com esse grande recurso computacional.

A fim de encarar seus próximos desafios, o portal científico do LIneA precisa submeter processos computacionais em diferentes ambientes, tais como Fermilab (FermiGrid), NCSA (OpenStack, Blue Waters), e LNCC (Santos Dumont). O time de TI do LIneA está atualmente trabalhando nessa direção.

Em preparação para a entrada em operação do super computador, no dia 19 de Maio às 14 horas, o tecnologista Roberto Souto do LNCC apresentou um webinar sobre seu uso e impacto na pesquisa científica nacional.

Em algum meses um novo período de submissão de propostas será aberto. Mais informações em http://sdumont.lncc.br/

sdu_webinar
Figura 1

Deixe um comentário