Encontro da Colaboração SDSS-IV

26 de julho de 2016 | LIneA

De 27 a 29 de Junho de 2016 a Colaboração SDSS-IV realizou seu encontro anual, dessa vez na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA.

Quase 200 pesquisadores se reuniram para falar sobre os projetos APOGEE-2, MaNGA, e eBOSS, além de uma forte componente de divulgação científica.

Vários resultados interessantes foram apresentados e, como um reflexo de novos tempos, o uso de novas ferramentas permitiu o compartilhamento ao vivo no Twitter por participantes do evento. Alguns exemplos do uso do Twitter em apresentações científicas neste evento são exemplificados abaixo:

screenshot-twitter.com_2016-07-14_14-29-29
Figura 1 – Sumário das diferentes faixas de distâncias que o eBOSS alcança para diferentes tipos de alvos: desde galáxias com linhas de emissão a redshift ~ 1 a objetos que absorvem a luz de quasares distantes em redshift ~ 2-2.5, passando pelos próprios quasares a redshifts intermediários. Em seu conjunto, a distribuição espacial desses alvos ajuda a entender a formação de estruturas no universo.
screenshot-twitter.com_2016-07-14_14-29-08
Figura 2 – Exemplos de galáxias interatuantes analisadas pelo MaNGA. A imagem da galáxia Mrk848 é mostrada na figura superior esquerda. Mapas de velocidade são mostradas nos demais painéis superiores. Eles mostram como as galáxias estão se movimentando, onde as cores vermelhas (azul) indicam que aquela parte de galáxia está se afastando (se aproximando), respectivamente, a uma velocidade de cerca de 100 km/s em relação a região central. A maioria dos demais painéis mostram diagramas, em que razões entre intensidade de linhas de emissão de elementos químicos diagnosticam parâmetros físicos como a temperatura e densidade do gás emissor, taxa de formação estelar, entre outras propriedades.
screenshot-twitter.com_2016-07-14_14-29-41
Figura 3 – Distribuição espacial de idade das estrelas da Via-Láctea como visto pelo APOGEE. A coordenada vertical corresponde à altura com relação ao plano do disco da Via Láctea, enquanto que o eixo horizontal fornece a distância ao centro Galáctico. A maior parte das estrelas está no entorno do Sol, cuja distância ao centro Galáctico é 8 kpc (aproximadamente 26 mil anos-luz). Notem como há uma clara tendência de as estrelas mais jovens, com ~ 3-4 bilhões de anos de idade, se concentrarem no plano do disco. Esse tipo de resultado nos ajuda a entender como nossa galáxia se formou.

Deixe um comentário