Novo pacote de dados públicos do SDSS-IV já está disponível no LIneA

22 de agosto de 2017 | LIneA

No fim de julho, ocorreu a liberação pública do décimo quarto pacote de dados do Sloan Digital Sky Survey. O Data Release 14 (DR14), como é denominado, é o segundo pacote de dados público do Sloan Digital Sky Survey IV e inclui dados dos seguintes levantamentos: 1) Mapping Nearby Galaxies at APO (MaNGA), que realiza observações de cerca de 10.000 galáxias próximas com o objetivo de mapear propriedades físicas do gás e das estrelas nestes objetos; 2) Apache Point Observatory Galaxy Evolution Experiment (APOGEE), que publica espectros de alta resolução de estrelas da Galáxia e medidas de grandezas físicas obtidas a partir desses espectros; e 3) Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (eBOSS), focado em espectroscopia óptica de galáxias e quasares, ofereceu dados pela primeira vez no recente pacote de dados. O DR14 também proporciona dados de imagens e espectros mais antigos, obtidos pelas versões anteriores do SDSS, mas que foram reprocessados.

Estes dados podem ser obtidos através dos seguintes serviços:

  1. Servidor de arquivos científicos (SAS): Mosaicos interativos de espectros e imagens.
  2. SkyServer: Acesso às bases de dados dos catálogos, via web e utilizando comandos de SQL.
  3. CasJobs: Ferramenta flexível e mais avançada de acesso aos catálogos, não apenas do DR14, mas também de pacotes anteriores.
  4. DR14 FITS: Acesso direto a imagens e espectros no seu formato original.
  5. Modelo de dados: Detalhamento do SAS, de sua estrutura de diretórios, formatos de arquivos, etc.

Como parte de suas obrigações com a colaboração SDSS-IV, o LIneA mantem há mais de sete anos um espelho dos serviços SkyServer e CasJobs para facilitar o acesso a esses dados pela comunidade brasileira. Eles podem ser acessados através portal do LIneA neste link por qualquer pessoa, não sendo exclusivo para cientistas. Comentários, sugestões e solicitações podem ser feitas através do e-mail helpdesk@linea.org.br.

Figura 1 – Cópia de tela do portal de acesso aos dados do DR14 providos pelo LIneA. Crédito da imagem: LIneA

Deixe um comentário