Pesquisadores do INCT do e-Universo participam da Reunião Anual da SBPC

02 de agosto de 2017 | LIneA

Entre os dias 17 e 21 de julho, pesquisadores do INCT do e-Universo estiveram presentes na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Os cientistas Roberto Martins e Ricardo Ogando participaram de diversas atividades na mostra ExpoT&C, onde unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) têm a oportunidade de apresentar à sociedade os resultados de suas atividades. “Essa foi uma grande oportunidade de interagir com o público e mostrar um pouco do que se está fazendo em astronomia no Brasil”, afirma Ricardo.

Os representantes do INCT do e-Universo levaram ao público os últimos resultados relevantes do Dark Energy Survey (DES) e um vídeo promocional do Large Synoptic Survey telescope (LSST). Foram também responsáveis pela apresentação de seminários na sessão Diálogos com o MCTIC. Em particular, Roberto Martins apresentou a palestra “Sistema Solar” e Ricardo Ogando a palestra “Descobrindo o Universo” durante as atividades do Dia da Família na Ciência.

Juntamente com outros pesquisadores do ON, atuaram no estande do Observatório Nacional, exibindo vídeos sobre astronomia e conversando com estudantes dos mais diferentes níveis de formação, além de visitantes em geral. Todos os dias foram realizadas sessões de observação do Sol com um telescópio especial, o que traz informações sobre clima espacial e o efeito das tempestades solares sobre a Terra.

Ricardo Ogando palestra sobre “nosso” lugar no universo, o mistério da energia escura, e como um levantamento como o DES, ao tentar estudar a energia escura observando o ceú de forma sistemática com uma grande câmera, ajuda a estudar outros mistérios do universo, tais como descobrir novos corpos do sistema solar, novas vizinhas da Via Láctea, supernovas superluminosas, e a contrapartida óptica da detecção de ondas gravitacionais. Crédito da imagem: Ricardo Ogando.
O pesquisador Roberto Martins ministrou a palestra “Sistema Solar”, abordando de maneira mais aprofundada o tema ocultações. Crédito da imagem: Ricardo Ogando.
No Estande do Observatório Nacional, o pesquisador Ricardo Ogando interage com estudantes em iniciação a conceitos básicos científicos. Crédito da imagem: Rodrigo Cassaro.

Deixe um comentário