Planetário do Rio de Janeiro e INCT do e-Universo estabelecem acordo de cooperação técnica

17 de novembro de 2017 | LIneA

Com a finalidade de realizarem atividades conjuntas de extensão e divulgação científica para a sociedade, a Fundação Planetário do Rio de Janeiro (Planetário) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo (INCT do e-Universo) firmaram no dia 9 de outubro deste ano um termo de cooperação técnica entre si.

O termo foi assinado por Nelson Furtado, presidente do Planetário, e Luiz Nicolaci da Costa, coordenador do INCT do e-Universo (ver Figura 1), do qual agora o Planetário faz parte formalmente, como instituição parceira, conforme estabelecido no projeto submetido ao CNPq. Entre as atividades desta parceria estão planejadas a criação de um filme para a projeção na cúpula do planetário envolvendo imagens do levantamento Dark Energy Survey (DES). Também serão desenvolvidos conteúdos em vídeo para o público em geral sobre resultados do levantamento DES.

Pela ocasião da assinatura do acordo, Nicolaci apresentou uma visão panorâmica dos diversos levantamentos, em andamento e futuros, que são apoiados pelo LIneA e INCT do e-Universo (ver Figura 2).

Figura 1 – Assinatura do acordo de cooperação entre Planetário e INCT do e-Universo. À esquerda Nelson Furtado (Planetário) e à direita Luiz Nicolaci da Costa (INCT do e-Universo). Crédito da imagem: Ricardo Ogando.
Figura 2 – Alguns dos participantes da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação. Da esquerda para a direita: Marcio Maia (ON), Roberto Martins (ON), Fernando Vieira (Planetário), Leandro Guedes (Planetário), Maria Carolina Ribeiro (Planetário), João dos Anjos (ON), Nelson Furtado (Planetário), e Luiz Nicolaci da Costa (de costas). Crédito da imagem: Ricardo Ogando.

Deixe um comentário