Maratona Científica em Pittsburgh

17 de agosto de 2018 | LIneA

No período de 16/07/2018 a 01/08/2018, o pós-doutorando do LIneA Michel Aguena participou de uma maratona de eventos científicos realizados na Carnegie Mellon University em Pittsburgh, EUA. Foram três oficinas, uma escola e um encontro de colaboração relacionados aos grandes levantamentos fotométricos Dark Energy Survey (DES) e Large Synoptic Survey Telescope (LSST), cuja participação de brasileiros é apoiada pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA). Os 5 eventos ao longo destes 16 dias são comentados abaixo:

  • Y3KP workshop (16/07 – 20/07) – O Y3 Key Projects Workshop foi uma oficina do DES para o desenvolvimento de projetos fundamentais para o estudos em cosmologia utilizando-se os dados combinados dos 3 primeiros anos do levantamento. Diversos projetos com os seguintes temas foram desenvolvidos: Estrutura em Grande Escala, Lenteamento Gravitacional Fraco, Redshifts Fotométricos, Modelagem em Simulações, Métodos Estatísticos, e Aglomerados de Galáxias. O pós-doutorando participou do trabalho relacionado a aglomerados de galáxias, no qual um código extremamente eficiente para a predição da abundância de aglomerados está sendo desenvolvido.
  • CosmoDC2fest (20/07 – 22/07) – Workshop voltado ao desenvolvimento de aspectos da simulação CosmoDC2 do LSST e uma introdução para membros sem familiaridade com o mesmo. CosmoDC2 é uma simulação baseada em partículas de matéria escura com o objetivo de reproduzir as condições observáveis das galáxias esperadas para o LSST. Foram descritos os aspectos técnicos envolvidos na criação da simulação e na obtenção de acesso à simulação através do GCRCatalog, este último, um aplicativo em linguagem python desenvolvido especificamente para o fácil acesso a grandes volumes de dados. Michel familiarizou-se com a ferramenta para extrair halos de matéria escura que são usados em trabalhos relacionados com os aglomerados de galáxias.
  • DE School (23/07) – A oitava escola de energia escura realizada durante os encontros de colaboração do LSST-DESC (colaboração científica de energia escura do LSST). Os principais tópicos abordados foram aplicação cosmológica em grandes levantamentos, simulações, análise de dados, e paralelização computacional e aplicação em supercomputadores. As palestras foram uma combinação de aulas expositivas intercaladas com aplicação prática em jupyter notebooks, o que se mostrou ser muito efetivo para a motivação e aprendizado. Cada aula e os jupyter notebooks correspondentes estão disponíveis para os participantes do levantamento LSST (links no final da matéria).
  • DESC meeting (24/07 – 27/07) – Encontro de colaboração do LSST-DESC para discutir e planejar os projetos a serem realizados quando as observações com o LSST começarem, previstas para meados de 2022. Enquanto isso, grande parte dos esforços do encontro foram voltados para a DC2 (Data Challenge 2), simulação baseada em e matéria escura cujo objetivo é reproduzir as observações previstas do LSST. Foram discutidas as diferentes características necessárias para se obter uma simulação realista dentro do contexto da versão atual e quais os objetivos a serem alcançados com a futura DC3. Durante esse encontro o pós-doutorando trabalhou com os halos de matéria escura da simulação DC2. Em particular, analisou a relação massa-riqueza dos halos e a sua função de correlação angular, verificando que ambas as relações tem comportamento esperado.
  • CLMM workshop (27/07 – 01/08) – Workshop para o desenvolvimento do pacote de python CLMM para o LSST, com objetivo de calibrar a relação massa-riqueza de aglomerados usando resultados de medidas de efeitos de lenteamento fraco. Durante cinco dias, os participantes focaram integralmente na criação desse pacote para permitir inclusão de modelos externos. O pós-doutorando trabalhou em seções fundamentais do pacote, como o gerenciamento de dados dos aglomerados e a interação entre os aglomerados e os modelos a serem aplicados.

Michel Aguena é um pós-doutorando do LIneA, apoiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo (INCT do e-Universo).

Links internos do LSST

Mais detalhes dos eventos estão disponíveis na páginas do sistema confluence, que só estão disponíveis para membros do LSST. Abaixo se encontram os principais links:

Figura 1 – Foto oficial do encontro do DESC na CMU. Michel Aguena na parte inferior esquerda. Crédito da imagem: DESC collaboration.
Figura 2 – ClusterMassModule Workshop. Michel Aguena na esquerda. Crédito da imagem: Camille Avestruz.

Deixe um comentário