Participantes brasileiros do levantamento LSST realizam maratona de atividades

17 de outubro de 2018 | LIneA

Como parte do esforço de preparar os pesquisadores que formam o grupo de participação brasileiro no levantamento Large Synoptic Survey Telescope ( LSST) a parceria LIneA e INCT do e-Universo promoveu, entre os dias 24 e 28 de Setembro, a semana BPG-LSST. A semana incluiu várias atividades e teve a presença de William O’Mullane (ver Figura 1), responsável pelo Gerenciamento dos dados, e Ranpal Gil (ver Figura 2), Gerente de comunicações, ambos do projeto LSST, cuja visita teve o apoio financeiro do INCT do e-Universo e do Observatório Nacional.

Figura 1- William O’Mullane durante seminário sobre os diferentes aspectos envolvidos no gerenciamento do grande volume de dados que será gerado pelo LSST. Crédito da imagem: M.Maia.
Figura 2- Ranpal Gill durante seminário informando sobre as atividades de divulgação científica do LSST. Crédito da imagem: M. Maia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte da semana foi dedicada para apresentar: 1) o trabalho sendo feito pelo LIneA para os diferentes projetos sendo apoiados, com a apresentação dos casos de uso científico e da infraestrutura do portal que precisa ser revista para a era do LSST; 2) o jupyter hub do LIneA, instalado para hospedar notebooks que devem ser usados tanto para o desenvolvimento de novos pipelines como para a distribuição de resultados; 3) a ferramenta de exploração de dados (LIneA Science Server) desenvolvida para o DES e disponível no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) da Universidade de Illinois, EUA.

Will O’Mullane, usando a infraestrutura do jupyter hub do LIneA, conduziu um longo demo descrevendo o software Stack que será usado para reduzir dados do LSST. Também apresentou o acervo de notebooks já disponíveis para analisar dados provenientes do projeto Hiper-Suprime Camera. Durante o evento foram realizadas sessões individuais cobrindo uma vasta gama de problemas técnicos encontrados pelo time de TI e discutidas possíveis contribuições do LIneA para o período de comissionamento e operação do sistema telescópio/câmera.

Além dessa atividades realizadas pelos times de TI e ciência do LIneA , a sua equipe de gestão discutiu formas de comunicação e ferramentas de gerenciamento sendo adotadas pelo LSST, bem como formas de estabelecer maior contato do LIneA com outros parceiros envolvidos no projeto. Parte dos participantes do encontro registraram a presença na foto de grupo (ver Figura 3).

Figura 3 – Foto de grupo dos participantes locais. Crédito da imagem: M. Maia.

Finalmente, foram realizadas quatro apresentações públicas e transmitidas pela internet cobrindo o projeto, o trabalho sendo feito pelo grupo responsável pelo gerenciamento de dados (Will O’Mullane), as ferramentas sendo usadas para manter toda a colaboração das atividades do projeto (Ranpal Gill) e uma descrição dos vários projetos sendo desenvolvidos para atingir estudantes do segundo grau e o grande público em geral (Amanda Bauer). Estes webinars bem como outros descrevendo diferentes aspectos do projeto podem ser encontrados na galeria de vídeos do LIneA.

No final da visita Will e Ranpal prepararam um relatório para coordenação do LIneA listando comentários e recomendações que servirão de base para o projeto de criação de um centro de acesso e processamento de dados do LSST que será abrigado pelo LIneA. O grupo de participantes brasileiros do levantamento LSST é apoiado pelo LIneA e INCT do e-Universo.

Deixe um comentário