ABC promove reunião sobre grandes projetos de colaboração internacional

03 de dezembro de 2018 | LIneA

Uma das principais metas do LIneA e do INCT do e-Universo é apoiar a participação de pesquisadores brasileiros em grandes levantamentos astronômicos internacionais como o Sloan Digital Sky Survey (SDSS) e Dark Energy Survey (DES) (em andamento), e o Dark Energy Spectroscopic Survey (DESI) e Large Synoptic Survey Telescope (LSST), com início de operações previsto para 2019 e 2020, respectivamente.

O trabalho realizado busca consolidar uma infraestrutura de hardware e software que permita o acesso e o processamento de grandes volumes de dados de uma forma estruturada e eficiente. Este tem sido o objetivo do LIneA, que ao longo dos últimos anos vem desenvolvendo sistemas que são usados em diferentes fases do fluxo de dados desde validação de imagens e espectros, logo após serem obtidos no telescópio, a exploração científica do banco de catálogos e a execução de workflows científicos desenvolvidos para diferentes aplicações científicas.

Baseado na experiência adquirida em mais de 10 anos de trabalho, o LIneA, com apoio do INCT do e-Universo, desenvolve um plano estratégico que leva em consideração as demandas dos projetos acima mencionados, com especial ênfase no LSST, que possui uma linha de base com mais de 10 anos de operação.

Um esboço deste plano foi apresentado pelo coordenador do LIneA, Luiz Nicolaci, na reunião “Grandes Projetos de Colaboração Internacional”, patrocinada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e realizada nos dias 18 e 19 de setembro. A apresentação faz uma breve revisão dos produtos desenvolvidos pelo time de TI do LIneA, que operam em diferentes centros internacionais (como CTIOFermilabNCSA e futuramente KPNO e NERSC) e discute como encarar o desafio de lidar com o grande volume de dados a ser produzido pelo LSST.

 

Deixe um comentário