Reunião da colaboração Dark Energy Survey no Brasil

03 de dezembro de 2018 | LIneA

Na semana de 3-7 de dezembro realiza-se, na Universidade de Campinas, a reunião semestral da colaboração Dark Energy Survey (DES). Este evento reúne os participantes deste levantamento que está encerrando a fase de observações e deve iniciar em breve as análises evolvendo a combinação das imagens obtidas nos últimos 5 anos pela DECam instalada no telescópio Blanco de 4 metros do observatório de Cerro Tololo, Chile.

Hoje pela manhã foi realizada a abertura do evento com as boas-vindas dadas pela presidente do comitê organizador da reunião Flavia Sobreira, pelo representante da Universidade Estadual de Campinas, o professor Pascoal Pagliuso, e pelo diretor do levantamento DES, Richard Kron (ver Figura 1). A principal notícia para a audiência é a de que as observações do levantamento se encerram oficialmente em 9 de Janeiro. As primeiras análises utilizando este material serão reportadas ao longo da semana. Traremos ao público alguns dos resultados científicos obtidos até o momento.

Brasileiros participam desta colaboração através do consórcio DES-Brazil que por sua vez é apoiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo (INCT do e-Universo) e pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA). O LIneA é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação, e Comunicações; Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e Financiadora de Estudos e Projetos.

Figura 1- Boas-vindas dadas por Flavia Sobreira (Unicamp), Pascoal Pagliuso (Unicamp) e Rivhard Kron (DES) no início da semana de trabalhos da colaboração DES. Crédito das imagens: M. Maia.

Deixe um comentário