17ª edição do Programa de Verão do LNCC

27 de março de 2019 | LIneA

O Laboratório Nacional de Computação Científica ( LNCC) realizou, do dia 4 de fevereiro a 1º de março, a 17ª edição do seu Programa de Verão. Participaram da cerimônia de abertura do evento, no dia 4 de fevereiro, o diretor do LNCC, Augusto Gadelha, a coordenadora do Programa de Verão, Sandra Malta, e o representante discente, Éden Pereira da Silva. Na ocasião, deram as boas-vindas aos participantes, falaram sobre a importância do programa para a divulgação das atividades científicas do LNCC e agradeceram aos envolvidos na organização do evento.

Figura 1: Banner de divulgação do Programa de Verão.

A doutoranda Julia Gschwend, do Observatório Nacional (ON), participou da escola de verão realizando cursos de análise de dados e algoritmos e modelos de programação. No dia 22 de fevereiro ocorreu o VI Workshop em Ciência de Dados, no qual Julia deu uma palestra apresentando de forma geral o LIneA e os produtos oferecidos, como as ferramentas de acesso a dados, de visualização e de análise, além de descrever o funcionamento do portal científico para análises do levantamento Dark Energy Survey (DES). Julia mostrou os desafios que serão enfrentados com o início do levantamento Large Synoptic Survey Telescope (LSST), desafios estes principalmente em 3 áreas: armazenamento de dados, processamento de alto desempenho e redes para transmissão e distribuição de dados. Ao final do levantamento, estima-se que o LSST terá armazenado dados sobre cerca de 37 bilhões de objetos astronômicos, o que ocupará um volume de aproximadamente 15 petabytes em banco de dados e 0.4 exabytes de armazenamento em disco, combinando imagens e catálogos.

Figura 2: Segundo dia do Programa de Verão. Créditos da imagem: Ellen Bessa.

O público do workshop foi em sua maioria formado por estudantes de ciência da computação, mas também incluiu engenheiros, físicos, matemáticos e astrônomos. Além destes, grupos da iniciativa privada participaram do workshop, com o interesse de aprender sobre ciência de dados e big data. O Programa de Verão teve o apoio financeiro da Capes e do CNPq e o patrocínio da NVIDIA. Nessa edição foram aproximadamente 334 inscritos.

Deixe um comentário