Espelho M1M3 chega ao prédio da cúpula LSST

29 de maio de 2019 | LIneA

Os espelhos primário e terciário (M1M3) chegaram ao prédio da cúpula do Large Synoptic Survey Telescope (LSST) no Cerro Pachón, no Chile. O navio que transportava o M1M3 atracou em Coquimbo no dia 7 de maio, e depois o contêiner foi transferido para um veículo de transporte de 72 rodas. Os espelhos chegaram ao seu destino dia 11 de maio. Mais detalhes e fotos do transporte do espelho estão disponíveis neste link.

Figura 1 – Levantador a vácuo e o LSST M1M3 suspensos sobre o dispositivo de polimento. Créditos da imagem: LSST.

O telescópio LSST consiste em três espelhos não esféricos: um espelho primário de 8,4 m, um espelho secundário convexo de 3,5 m e um espelho terciário de 5,0 m (Figura 2), que se curvam de formas diferentes. Os espelhos primários e terciários foram fabricados a partir de uma única peça de vidro de baixa expansão, resultando no espelho monolítico LSST primário / terciário (M1M3).

Figura 2 – Ilustração do espelho M1M3 (espelho inferior na imagem). Créditos da imagem: LSST.
Figura 3 – Espelho M1M3 sendo transportado para Houston. Créditos da imagem: LSST

LIneA é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criado com a finalidade de dar suporte à participação brasileira em levantamentos astronômicos. O INCT do e-Universo também apoia brasileiros participantes de grandes levantamentos astronômicos, incluindo o próprio LSST.

Deixe um comentário