O INCT do e-Universo promove semana de treinamento para jovens pesquisadores

27 de agosto de 2019 | LIneA

Nos próximos dias, na semana de 2 a 6 de setembro, o LIneA e o INCT do e-Universo promovem a primeira edição do “LIneA Bootcamp”, um evento que muito além de mostrar a estrutura e organização do laboratório tem o objetivo de familiarizar novos membros, inclusive do Brazilian Participation Group/LSST, com o funcionamento e os serviços disponibilizados pelo LIneA. O “LIneA Bootcamp” contará com apresentações, tutoriais e aulas práticas preparadas por parte de pesquisadores, membros das equipes técnicas e do grupo de gestão do LIneA.

Figura 1

A equipe técnica e de gestão conta com 26 profissionais de diversas instituições, nacionais e internacionais, que irão abordar diversos temas que vão desde a organização, protocolos e padrões utilizados no LIneA , ferramentas astronômicas disponíveis para a análise de dados, o uso avançado da infraestrutura oferecida pelo laboratório, a criação de pipelines para o uso dos portais científicos, aprendizado e utilização de notebooks a partir da plataforma JupyterLab , colaborações científicas, análise de dados do Dark Energy Suvery, requisitos para a era do LSST, divulgação científica, entre outras atividades.

Figura 2

O evento contará com a presença local e remota de 26 participantes de diversos estados do Brasil e do exterior, oriundos de 14 instituições de ensino e pesquisa. As atividades ocorrerão diariamente no prédio do LIneA localizado no campus do Observatório Nacional, das 9 às 17 horas. Tendo em vista o interesse de ter o maior número de alunos presentes, o INCT do e-Universo está financiando com auxílio viagem e hospedagem a maioria dos participantes.

Quer saber mais? Fale com alguém do nosso comitê organizador. Basta enviar um e-mail para: bootcamp@linea.org.br.

Deixe um comentário