INCT do e-Universo e Planetário-RJ realizaram ciclo de palestras

29 de outubro de 2019 | LIneA

A Fundação Planetário do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo (INCT do e-Universo) realizaram, no Planetário do Rio de Janeiro, um ciclo de palestras sobre atualidades astronômicas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. Este evento fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.

Os temas foram relacionados com os estudos efetuados em diversos programas observacionais internacionais que são apoiados pelo INCT do e-Universo. As palestras duraram de 30-40 minutos. O ponto alto foi que após as mesmas os palestrantes estiveram disponíveis para responder perguntas e conversar informalmente com os ouvintes. Tivemos seções de perguntas por mais de uma hora, feitas por uma platéia bastante curiosa sobre as novidades apresentadas.

Programa:

21 de outubro (2ª feira): A escuridão do Universo – Marcio Maia

22 de outubro (3ª feira): Os confins do sistema solar – Julio Camargo

23 de outubro (4ª feira): Revelando segredos da Via Láctea – Adriano Pieres

24 de outubro (5ª feira): Um novo mensageiro sideral: ondas gravitacionais – Ricardo Ogando

LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos, como os projetos Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Plateia

Image 5 of 5

Plateia

Deixe um comentário