Ocultação estelar com recorde de observações

26 de agosto de 2020 | LIneA

A colaboração internacional entre pesquisadores brasileiros (TON/LIneA), espanhóis e franceses (ERC Lucky Star – https://lesia.obspm.fr/lucky-star/) realizou no dia 08 de agosto uma campanha observacional para detectar a ocultação estelar do objeto chamado 2002 MS4. Este objeto está entre os maiores objetos Trans-Netunianos (TNOs) conhecidos e é candidato a planeta anão. Houve uma grande mobilização de astrônomos amadores e profissionais, resultando na maior quantidade de dados já obtidos para ocultações por TNOs!

De acordo com a predição, a sombra do objeto passaria pela Terra, com observação favorável para telescópios do norte da África, Europa e Ásia Ocidental. Foi então realizado um enorme esforço para a organização de uma campanha de observação, alertando e instruindo observadores profissionais e amadores desta região. Uma página contendo todas as informações do evento e orientações para as observações foi criada e enviada para os observadores (confira aqui: https://lesia.obspm.fr/lucky-star/campaigns/2020-08-08_2002MS4.html).

Mais de uma centena de astrônomos confirmaram a participação no evento e um total de 116 telescópios (até o momento) estavam preparados para realizar a observação (Figura 1).

Figura 1 – visão geral da localização de todos os telescópios que participaram da campanha observacional da ocultação do TNO 2002 MS4. Em amarelo estão representadas as localizações com detecções do corpo principal, em azul os telescópios que não detectaram a ocultação e em roxo onde as condições meteorológicas não permitiram a aquisição de dados.

Dentre os conjuntos de dados que já estão sendo analisados, 62 deles serão utilizados para a determinação das características físicas, como tamanho e forma, do 2002 MS4. Além disso, os dados de telescópios que não detectaram a ocultação pelo corpo principal serão cuidadosamente analisados na busca por estruturas nos arredores do corpo (como anéis, satélites ou jatos de material). Este é um recorde de observações de uma única ocultação para um TNO e só é menor que a observação da ocultação por um satélite de Netuno, Tritão, que ocorreu em 2017, também coordenado pela equipe internacional.

Após o lançamento do catálogo Gaia e o esforço de astrônomos brasileiros do TON/LIneA e a colaboração internacional, o número de ocultações estelares com predições cada vez mais precisas vem aumentando, o que incentiva também a participação da comunidade no desenvolvimento científico de ponta: basta ter um pequeno telescópio, uma câmera de aquisição de imagens e um protocolo de sincronização de tempo (NTP) que pode ser facilmente encontrado na internet. Todos os eventos previstos podem ser encontrados no site da Lucky Star ( https://lesia.obspm.fr/lucky-star/ – em inglês).

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey ( DES), Sloan Digital Sky Survey ( SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument ( DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope ( LSST). O LIneA, criado em 2010, é apoiado pelo Observatório Nacional ( ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica ( LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ( RNP). Em janeiro de 2020 o LIneA transformou-se em uma associação, para dar continuidade a missão de atuar como um instituto de ciência e tecnologia para viabilizar a participação de pesquisadores envolvidos em grandes colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecendo uma infraestrutura computacional; acesso a um acervo de dados astronômicos; e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário