LIneA/INCT do e-Universo promovem reunião do BPG-LSST

08 de março de 2021 | LIneA

No dia 8 de Fevereiro de 2021 o LIneA e o INCT do e-Universo promoveram a reunião periódica do Grupo de Participação Brasileiro (BPG) do LSST. Na reunião tiveram apresentações do diretor do LIneA, dos investigadores principais associados ao BPG e de quatro pós-doutorandos. Estes últimos foram recentemente convidados para participar como pipeline scientists no desenvolvimento de algoritmos de análise para o grupo de trabalho de Energia Escura (DESC) do projeto LSST. A reunião contou ainda com a presença dos alunos e pós-docs associados ao BPG. Como sempre, a reunião foi uma excelente oportunidade de disseminar as atividades de cada grupo, entender as dificuldades e compartilhar informações com cada um descrevendo seus objetivos científicos, como o trabalho vem sendo realizado e seu processo de integração no projeto.

L. Nicolaci representou o LIneA e em sua apresentação fez um breve resumo histórico sobre a origem do BPG e as atividades do laboratório no que diz respeito ao LSST – no período 2015 a 2019 – e das várias iniciativas de impacto tomadas durante 2020. Um dos destaques é a proposta submetida ao Departamento de Energia do Governo Americano e ao National Science Foundation para hospedar um centro de acesso aos dados do LSST no Brasil, e a proposta para a entrada do LIneA no LSST Corporation. Na ocasião foram também discutidos os benefícios dessas iniciativas para a comunidade brasileira.

As apresentações dos pesquisadores principais: B. Santiago (UFRGS), J. Camargo (ON), M. Lima (IF-USP), M. Penna Lima (UnB), R. Rosenfeld (UNESP) e V. Marra (UFES), foram importantes, em primeiro lugar, pois demonstra que o grupo brasileiro está cobrindo várias áreas de interesse do LSST, como o sistema solar, nossa Galáxia e o volume local, astronomia extragaláctica e cosmologia. Em segundo lugar, porque ficou claro as vantagens de uma maior integração entre os diferentes grupos na USP, UNESP, UFES, UnB e UEL trabalhando em cosmologia, o que levou o INCT do e-Universo a oferecer apoio a estes grupos para fortalecer as colaborações.

As apresentações dos pipeline scientists F. Andrade-Oliveira, J. Gschwend ( link), M. Aguena ( link) e S. Vitenti, foram também de grande relevância, não só para conhecer em mais detalhes o trabalho que eles estão desenvolvendo, mas para ouvir uma avaliação sobre os benefícios de participar desta atividade individualmente e para o BPG.

Ao final das apresentações foram abertas as discussões. Um dos tópicos foi a necessidade de uma melhor estrutura para a operação do grupo, a necessidade da indicação de um representante do BPG (R. Rosenfeld) e de um porta-voz (T. Ferreira) que possam representar o grupo junto à comunidade. Foram também listadas as responsabilidades do representante, do porta-voz, dos investigadores principais e dos pós-docs e alunos, visando uma maior integração e uma distribuição mais equânime das atividades do BPG. Estes encargos estão sendo revistos pelo grupo e farão parte do termo de adesão. Foi também discutida a necessidade de reuniões mais frequentes, tendo em vista a proximidade do período de verificação científica já em 2021 e 2022 e a entrada em operação prevista para Outubro de 2023. Finalmente, ficou claro a necessidade de envolver mais estudantes e jovens pesquisadores na colaboração, e neste contexto foi discutido possíveis mecanismos para atender esta necessidade e o papel do INCT neste processo.

Convidamos aos interessados em obter mais informações sobre as atividades do BPG e sobre seu envolvimento no projeto do LSST a entrar em contato com bpg-spokeperson@linea.org.br.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o Legacy Survey of Space and Time (LSST).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário