Programa de bolsa interdisciplinar – LSSTC Catalyst Fellowship

20 de agosto de 2021 | LIneA

Astrofísicos e cientistas sociais para sondar os mistérios mais profundos do Universo

Primeiro programa de bolsa interdisciplinar para lidar com grandes volumes de dados na astronomia.

A Fundação Templeton incentiva pesquisas em diversas áreas e, junto com o LSST Corporation, foi possível desenvolver o “LSSTC Catalyst Fellowship” que está oferecendo bolsas para instituições dentro e fora dos Estados Unidos. Sendo assim, encorajamos e convidamos pesquisadores brasileiros a se candidatarem ao programa, cujo texto para a chamada (original e tradução) se encontra a seguir. 

O LIneA está se candidatando a hospedar um dos fellows. Para maiores informações entre em contato através do e-mail cde@linea.org.br

Comunicado (versão original)

TUCSON, Az. – Assim como um enorme influxo de big data está prestes a transformar o campo de astronomia e astrofísica, um novo programa de bolsa está prestes a revolucionar o campo em si.

O LSST Corporation, um consórcio sem fins lucrativos com aproximadamente 30 Instituições de pesquisa recebeu US $ 7 milhões para estabelecer o LSSTC Catalyst Fellowship financiado pela Fundação John Templeton, que apoiará pesquisadores no início de carreira em astrofísica e em ciências sociais enquanto estudam big data gerados a partir do Vera Rubin Observatory, que logo será concluído, no Chile.

Anunciado no Rubin 2021 Program and Community Workshop (PCW) esta semana (9-13 de agosto de 2021), o programa é a primeira bolsa deste tipo. Pesquisadores de campos díspares – incluindo aqueles de grupos e instituições tradicionalmente sub-representados – irão convergir em busca de uma abordagem integrada e multidisciplinar da ciência. 

A bolsa faz parte da Rede Interdisciplinar LSST para Colaboração e Iniciativa de Computação (sigla em inglês, LINCC), um programa ambicioso da LSST Corporation que irá liderar esforços da comunidade para construir infraestrutura de software para astronomia de big data.

O programa de bolsas financiará 10 novos bolsistas de astrofísica e alguns bolsistas das ciências sociais, selecionados de instituições ao redor do mundo. Um bolsista de cada grupo será colocado em uma instituição historicamente carente. Somando-se à singularidade do programa, também incluirá orientação estruturada por equipes de astrofísicos e cientistas sociais, bem como treinamento de liderança para todos os parceiros.

“O Big data está mudando a forma como vemos o universo”, disse PI Jennifer “Jeno” Sokoloski, diretora de ciências da LSST Corporation e astrofísica da Universidade de Columbia. “É um momento perfeito para descobrir novas maneiras de fazer ciência. Ao treinar um conjunto diversificado de pesquisadores em início de carreira, o Vera Rubin Observatory estará pronto para fazer descobertas científicas empolgantes em seus primeiros anos.”

“Estou confiante de que essa perspectiva será atraente para os melhores bolsistas que estarão no núcleo inovador de um ambiente de trabalho organicamente inclusivo, equitativo e progressivo, levando a uma exploração mais profunda e mais ampla de questões científicas fundamentais e a criação de um novo modelo de melhores práticas e responsabilidade em todas as disciplinas.” disse Vicky Kalogera, astrofísica da Northwestern University, que co-preside o comitê de direção do programa com a professora de astronomia de Columbia, Kathryn Johnston.

O problema do big data

Ao longo de uma década, os pesquisadores do Vera Rubin Observatory irão criar o primeiro filme multicolorido e profundo que mostra o céu do sul à medida que ele muda com o tempo. O projeto irá gerar dezenas de terabytes de dados por noite, potencialmente contendo respostas aos segredos mais elusivos do universo, incluindo a natureza da matéria escura e energia, a origem dos elementos da tabela periódica e se existe vida fora da Terra.

O processamento de uma quantidade sem precedentes de informações astrofísicas apresenta um desafio extraordinário. Analisar os dados deste levantamento do céu pode criar novas dificuldades em gerenciamento de dados, computação e matemática.

“Os dados do LSST serão tão extensos que é necessário ter bolsistas de pós-doutorado altamente motivados trabalhando com mentores e colaborando em vários tópicos de pesquisa,” disse Pat Eliason, diretor executivo da LSST Corporation. “Este novo programa não é apenas oportuno, ele terá um grande impacto na ciência do LSST.”

Um papel crítico para cientistas sociais

O programa reconhece o surgimento do Vera Rubin Observatory como um momento transformador na astronomia e comunidade astrofísica, com centenas de astrônomos de vários países que lidam com enormes conjuntos de dados. Ao apoiar bolsistas de ciências sociais ao lado de astrofísicos, a bolsa visa catalisar o estudo formal das muitas questões sociais que surgirão quando grandes grupos multinacionais de cientistas trabalharem juntos para coletar e analisar grandes quantidades (e novas formas) de dados.

“Ao apoiar esta bolsa interdisciplinar, a fundação espera possibilitar a pesquisa crítica, mas também catalisar um intercâmbio entre astrofísicos e cientistas sociais para compreender e capitalizar sobre este momento de transformação na comunidade astrofísica,” disse o Dr. Aamir Ali, oficial do programa em ciências físicas e matemáticas da Fundação John Templeton, e astrofísico por formação. 

Como seus colegas astrofísicos, os bolsistas de ciências sociais serão selecionados por meio de um rigoroso processo de inscrição e irão se propor a realizar pesquisas originais sobre o trabalho científico feito no Vera Rubin Observatory, concentrando-se no estudo da dinâmica social do observatório a partir do ponto de vista exclusivo que esta irmandade lhes proporciona.

Os administradores do programa também esperam que as percepções dos cientistas sociais possam apresentar recomendações concretas durante o ciclo de vida do programa, ajudando-os a melhorar a infraestrutura e a cultura de colaboração e enfrentar as barreiras para o sucesso, especialmente para minorias e populações carentes.

“Estou muito animado por estar envolvido no desenvolvimento de um programa de bolsa de estudos tão único e inovador e por contribuir para sua concepção e lançamento. Ao integrar as ciências sociais ao núcleo do programa, os bolsistas ajudarão a mudar a natureza da atividade científica e da colaboração e se beneficiarão de uma forte orientação e oportunidades de desenvolvimento profissional.”, disse Kalogera.

A equipe de ciências sociais inclui acadêmicos da Northwestern, Universidade do Arizona, e Universidade de Washington. Eles ajudarão o programa a “identificar as barreiras para o sucesso e levar às melhores práticas para recrutar e reter uma força de trabalho científica diversificada enquanto influencia a pesquisa interdisciplinar”, de acordo com Lois Trautvetter, membro do comitê de direção e professor de educação e política social da Northwestern.

Compartilhando com diversas comunidades

Embora o Vera Rubin Observatory esteja comprometido em tornar todos os seus dados disponíveis ao público, nem todos terão as habilidades para interpretar tais dados. Nem mesmo todo astrofísico de longa data – muito menos estudante, professor ou membro da equipe do museu – é treinado para lidar, analisar ou interpretar grandes quantidades de dados, disse Johnston.

O programa de bolsas está empenhado em financiar e apoiar bolsistas em instituições de poucos recursos, para garantir que todos tenham as ferramentas de que precisam para usar os dados.

“O programa dá aos bolsistas a oportunidade de trabalhar em grupo para deliberadamente explorar e aprender com as diversas comunidades que eles encontrarão como cientistas, em colaboração com cientistas sociais que estudam essas comunidades,”, disse Johnston. “Essa combinação visa cruzar as divisões entre: as ciências físicas e as ciências sociais; engenharia, ciência de dados e astronomia; grandes e pequenas instituições acadêmicas; e aqueles que têm uma longa tradição de engajamento na ciência e aqueles que não têm.”

Sobre a Fundação John Templeton

Fundada em 1987, a John Templeton Foundation apoia a pesquisa e o diálogo sobre as questões mais profundas e intrigantes que a humanidade enfrenta. A Fundação financia trabalhos em assuntos que vão desde buracos negros e evolução até criatividade, perdão e livre arbítrio.Também incentiva o diálogo civil e informado entre cientistas, filósofos, teólogos e o público em geral.

Com uma dotação de US $ 3,8 bilhões e doações anuais de aproximadamente US $ 140 milhões, o Foundation está entre as 25 maiores fundações doadoras nos Estados Unidos. Com sede fora da Filadélfia, suas atividades filantrópicas envolveram todas as principais tradições religiosas e se estenderam a mais de 57 países ao redor do mundo.


Deixe um comentário