Estudantes de iniciação científica LIneA e LSST Corporation finalizam seus projetos

19 de dezembro de 2022 | LIneA

Durante um ano o LIneA teve o prazer de receber e trabalhar com os dois estudantes de iniciação científica selecionados através da chamada para bolsas LIneA e LSST Corporation.

Andressa Wille (UTFPR) e Gabriel Oliveira (UFSM) desenvolveram e finalizaram seus trabalhos sob orientação de Michel Aguena (LAPP) e Julia Gschwend (LIneA), além de participarem, presencialmente, do encontro Project & Community Workshop (PCW) 2022 em Tucson. 

Deixamos, a seguir, seus depoimentos* sobre a experiência que a iniciação científica proporcionou para cada um.

Depoimento Andressa

“A experiência de participar do PCW foi uma das melhores da minha vida! Foi a minha primeira viagem internacional. O evento foi uma ótima chance de conhecer gente nova, melhorar minha comunicação em inglês e, claro, discutir sobre ciência. Algumas palestras foram mais difíceis de entender, mas no geral tudo foi muito proveitoso. É muito bom ver pessoas que também são apaixonadas por trabalhar com astronomia. Também foi muito legal conhecer pessoalmente a Julia, o Michel e o Gabriel! E quanto à IC no LIneA, eu só tenho a agradecer por todas as oportunidades de aprendizado. Minhas habilidades em programação melhoraram muito e os estudos teóricos que fizemos tem me ajudado até no mestrado agora. O projeto desenvolvido, sobre a red sequence em aglomerados, é muito interessante e eu adoraria continuar trabalhando nele mesmo depois que a IC acabar. Por fim, agradeço muito o suporte financeiro durante esse período.”

Depoimento Gabriel:

“Fazer iniciação científica (IC) no LIneA foi, com certeza, uma das melhores oportunidades que tive em minha carreira, principalmente pela imersão e abrangência de aprendizagem providas. Logo ao iniciarmos nossas atividades, já fomos inseridos em um ambiente com pesquisadores de colaborações pelo mundo todo, seja nas diversas reuniões regulares ou pelos webinars semanais.

Também tivemos a chance de aprender como utilizar as ferramentas científicas que o próprio LIneA proporciona, como os portais e o jupyterhub. Nesse ano, melhorei bastante minha habilidade em programação, e precisei avançar meu aprendizado em estatística e aglomerados de galáxias, necessários ao desenvolvimento do projeto da IC.

No mês de agosto participamos do Project and Community Workshop (PCW 2022). Foi uma experiência incrível! Foi muito interessante compreender o contexto por trás dos dados que vínhamos utilizando em nosso trabalho, desde como tem sido o planejamento do LSST e do Vera C. Rubin Observatory, para finalizar tudo a tempo, até assuntos mais técnicos e específicos como montagem da câmera do telescópio, simulações de observações e gerenciamento de dados.

Houve duas sessões no evento voltadas à Diversidade, Igualdade e Inclusão. Foram sessões bastante instrutivas e foi muito legal ver que um projeto tão grande como o LSST, com tantas colaborações científicas e pessoas, têm iniciativas relacionadas ao assunto. Durante o evento também apresentamos nosso primeiro trabalho em inglês, com os posteres, e interagimos com pessoas de toda parte. Foi uma troca cultural inesquecível.

Por fim, gostaria de fazer um agradecimento especial aos nossos orientadores, Julia Gschwend, Michel Aguena e Luiz A. Nicolaci da Costa, por gentilmente nos acompanhar durante todo o trabalho, e à toda a equipe do LIneA que viabilizou a realização dessa IC.”

A equipe LIneA deseja a Andressa e Gabriel uma carreira científica brilhante. As atividades da iniciação científica acabaram, mas a parceria entre os jovens pesquisadores e o LIneA continua!

*A iniciativa de coletar depoimentos de feedback dos estudantes de IC é uma atitude adotada pelo laboratório para aprimorar suas práticas de engajamento e educação. Todo depoimento é autorizado a ser publicado em notícias do LIneA.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário