Dark Energy Spectroscopic Instrument
O Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI) é um levantamento dedicado a observações espectroscopias de dezenas de milhões de objetos para o estudo da energia escura. As observações serão feitas durante cinco anos com o telescópio Mayall de 4m do Kitt Peak National Observatory (imagem 1) e começaram oficialmente em 17/05/2021.
Crédito: DESI
Para atingir os objetivos científicos foi construída uma lente corretora (imagem 2) que permitirá um campo de visada de 8 graus quadrados. Além disso, foi construído um espectrógrafo de média resolução com três divisores de luz que criam feixes encaminhados para detectores no infravermelho, no vermelho óptico e azul óptico (imagem 3). O instrumento tem um posicionador robótico de cinco mil fibras configuradas em menos de um minuto, permitindo uma alta cadência e baixo overhead. Esta combinação torna o DESI 15 vezes mais poderoso que o instrumento usado para o levantamento BOSS .
Crédito: DESI
Crédito: DESI
Para perscrutar o Universo espectroscopicamente até redshifts z~3.5 serão utilizados distintas classes de objetos. Para o intervalo de redshift z=0.4-1.0, serão observadas 4 milhões de galáxias vermelhas luminosas (Luminous Red Galaxies, LRGs); no intervalo z=0.7-1.7, 23 milhões de galáxias com linhas de emissão (Emission Line Galaxies, ELGs); no intervalo z=1.0-2.2, 1.4 milhões de quasares(Quasi-Stellar Objects, QSO; ee no intervalo z=2.2-3.5, 0.6 milhão de sistemas Lyman-alpha. A área total de céu coberta pelas observações será de 14 mil graus quadrados, aproximadamente ⅓ de todo o céu. Este experimento, da Fase IV, como definido pelo Dark Energy Task Force (DETF), é sem precedentes e se propõe a impor vínculos fortes sobre modelos de energia escura e de gravidade modificada que tentam explicar os efeitos observados da expansão acelerada do Universo. Atualmente, está sendo considerada a utilização do telescópio em noites enluaradas para projetos de estudo da Via Láctea.
Afiliados do LIneA estão em negociações para participação no DESI. Recentemente uma cooperação técnica foi estabelecida entre o LIneA e o projeto DESI para o desenvolvimento da ferramenta Quick Look Framework (QLF) para ser usada na avaliação dos 15.000 espectros obtidos em cada exposição da câmera.
O LIneA desenvolveu a ferramenta Quick Look Framework (QLF) que foi um protótipo para avaliação dos 15 mil espectros em troca de 2 vagas de PI’s num total de 6 vagas, no qual participam Flávia sobreira (UNICAMP) na área de Cosmologia e Rogério Riffel (UFRGS) na área de AGN.
Maiores informações sobre o projeto DESI no link.