Home

Brasil na Era do LSST

O projeto LSST também é único pois apresenta um sistema integrado envolvendo um telescópio, instrumento e uma colaboração científica. São mais de 1500 pesquisadores, de dezenas de instituições ao redor do mundo, organizados em diferentes grupos de trabalho para otimizar a exploração do vasto acervo de dados a ser compilado, criando um construtivo ambiente colaborativo. Isto terá um grande impacto na formação de jovens pesquisadores que participam de reuniões periódicas, tanto remotas como presenciais, como a reunião anual do projeto.

O Brasil participa desde 2015 através de um Memorando de Cooperação (MOA) assinado e anunciado pelo LIneA, o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Rede Academic Network at São Paulo (ANSP), apoiada pela FAPESP. A participação de pesquisadores de instituições brasileiras é também apoiada pelo INCT do e-Universo e pela FINEP.

O MOA concedeu data rights no projeto para 50 pesquisadores brasileiros, sendo 10 pesquisadores principais (PIs, Principal Investigators), contratados em instituições brasileiras, e 40  membros juniores, desde graduandos e pós-doutorandos. Seguindo os termos do acordo  o LIneA e LNA, responsáveis pela organização da participação brasileira, criaram o Grupo de Participação Brasileira no LSST (denominado pela sigla em inglês BPG) e uma Comissão de Admissão para analisar propostas submetidas em duas chamadas públicas realizadas em 2016 e 2017. A comissão original era formada pelos pesquisadores Adriana Válio (Mackenzie), Beatriz Barbuy (IAG-USP), Othon Winter (UNESP-Guaratinguetá), Julio Fabris (UFES), Karin Menendez-Delmestre (OV-UFRJ), Miriani Pastoriza (UFRGS) e Roberto Martins (ON).

Ao longo dos anos, o BPG foi crescendo e hoje conta com mais de 40 membros em diversas etapas de suas carreiras, desde alunos de graduação até professores. Em sua estrutura, além dos PIs e dos membros juniores, existe também um coordenador e uma porta-voz, representados pelos pesquisadores Rogério Rosenfeld e Tassia Ferreira, respectivamente. A tabela abaixo mostra a atual composição do BPG. A lista internacional com todos os Data Rights Holders está disponível neste link.

Nome 40 Instituição Posição Colaboração Científica
Basílio Santiago UFRGS Pesquisador Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Julio Camargo ON Pesquisador Sistema Solar / Transientes e Estrelas Variáveis
Luiz Nicolaci da Costa ON Pesquisador Energia Escura
Marcos Lima UNESP Pesquisador Energia Escura
Mariana Vitenti UnB Pesquisador Energia Escura
Rogerio Rosenfeld UNESP Pesquisador Energia Escura
Sandro Vitenti UnB Pesquisador Energia Escura
Valerio Marra UFES Pesquisador Energia Escura
Adriano Pieres ON/INCT Pós-Doutorado Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Gustavo Benedetti-Rossi UNESP Pós-Doutorado Sistema Solar / Transientes e Estrelas Variáveis
Hugo Camacho UNESP Pós-Doutorado
Informática e Estatística / Galáxias / Energia Escura / Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Julia Gschwend LIneA Pós-Doutorado Galáxias / Informática e Estatística
Martín Valentín Banda-Huarca ON/INCT Pós-Doutorado Informática e Estatística / Sistema Solar / Transientes e Estrelas Variáveis
Rodrigo Boufleur ON/INCT Pós-Doutorado Sistema Solar
Tassia Ferreira LIneA Pós-Doutorado Energia Escura
Wilmar Cardona UNESP/ICTP-SAIFR Pós-Doutorado Energia Escura
Marina Dal Ponte UFRGS Doutorado Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Feliphe Ferreira ON Doutorado Sistema Solar
Flavia Rommel ON Doutorado Sistema Solar
Anderson Souza Unicamp Doutorado
Informática e Estatística / Galáxias / Energia Escura / Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Diogo Henrique de Souza UNESP Doutorado Energia Escura
João Victor Rebouças UNESP Doutorado Energia Escura
Eduardo José Barroso UEL Doutorado Energia Escura
David Camarena UFES Doutorado Energia Escura
Rodrigo Duarte Silva UFES Doutorado Energia Escura
Caio de Oliveira UEL Mestrado Energia Escura
Henrique Lettieri UEL Mestrado Energia Escura
Lucas Faga USP Mestrado Energia Escura
Ranier Silva UFES Mestrado Energia Escura
Amanda Fassarella UFES Graduação Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Ana Clara Moreira USP Graduação Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Andressa Wille UTFPR Graduação Energia Escura
Cinthia de Lima UEL Graduação Energia Escura
Gabriel Oliveira UFSM Graduação Energia Escura
Heloisa Mengisztki IFSC Graduação Energia Escura
João Victor Pimenta USP Graduação Sistema Solar / Transientes e Estrelas Variáveis
Luana de Paris UFRGS Graduação Estrelas, Via Láctea, e o Volume Local
Maisa Fraiz FGV Graduação Sistema Solar / Transientes e Estrelas Variáveis
Petterson Matheus de Souza IFSC Graduação Energia Escura
Viviane Peixoto ON Graduação Sistema Solar

A Figura 1 mostra a distribuição regional de seus membros de acordo com os estados, além do Distrito Federal, e ilustra o  alcance  nacional do projeto. A Figura 2 mostra a composição atual do BPG por estágio na carreira e áreas de interesse. 

Figura 1 – Composição do atual time do BPG mostrando a distribuição por estado (painel esquerdo) e fração de membros por Estado.
Figura 2 – Composição do BPG por estágio de carreira (painel superior) e por área (painel inferior).

Ao longo dos anos o LIneA e o INCT do e-Universo vêm apoiando o BPG de diversa maneiras: i) organizando encontros periódicos entre os membros; ii) organizando ao longo dos últimos cinco anos mais de 40 webinars cobrindo diferentes aspectos científicos e técnicos  do projeto; iii) promovendo encontros internacionais (por exemplo, New Astronomy: The Data Challenge, o XLDB South America 2014 Workshop,The Future of Data Centers and e-science Institutes e, mais recentemente, LSST-Brazil 2021); iv) se filiando ao LSST Corporation; v) administrando um programa de iniciação científica com e-cursos de auxílios à pesquisa da Corporação LSST e da Fundação Heising Simons.

Recentemente, o LIneA conseguiu, com o apoio do INCT do e-Universo e da  FINEP. mais 75 posições junto ao LSST que serão cedidas ao BPG em troca de contribuições ao projeto. Uma dessas contribuições é a implantação de um centro para o armazenamento e processamento de dados (IDAC, Independent Data Access Center) do LSST no Brasil, a ser operado pelo LIneA, que irá beneficiar enormemente não só os participantes do BPG, mas todos aqueles interessados nestes dados dentro e fora das áreas de Astronomia e Física. Os responsáveis pelas contribuições in-kind junto ao projeto são:

  • Program Lead: Luiz Nicolaci
  • Program Manager: Julia Gschwend
  • Contributions Leads: Carlos Adean, Julia Gschwend e Sandro Vitenti

Para ocupar estas novas vagas, a Direção do LineA, em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), está lançando uma chamada pública para que pesquisadores e estudantes de todo o Brasil se candidatem a essas posições. Das  75 vagas, 15 são destinadas para PIs (contratados em instituições brasileiras) e 60 para pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e de graduação, sendo destas pelo menos 15 vagas reservadas para estudantes de graduação e, em casos especiais, estudantes do Ensino Médio. Esta também é uma excelente oportunidade para que grupos de pesquisa emergentes se candidatem ao BPG, pois todos terão acesso a dados de excelente qualidade, ferramentas de e-ciencia,  infraestrutura computacional e os diversos cursos oferecidos regularmente pelo LIneA.  Com isso, pretende-se expandir ainda mais a cobertura nacional e as áreas de atividades do BPG.

Para ajudar na preparação de propostas, que serão avaliadas for uma Comissão de Admissão formada por pesquisadores da comunidade, o LIneA junto com o INCT do e-Universo, em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e o BPG realizou nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2021, um evento que contou com apresentações de membros Rubin Observatory, incluindo o seu novo Diretor de Operação, Željko Ivezić, além de membros do LIneA e do BPG. Essas apresentações podem ser encontradas na página do evento, assim como uma compilação dos webinares realizados sobre o projeto organizadas pelo LIneA.

Tendo em vista o grande número de posições, que são, ao todo, 125 vagas disponíveis, e, em particular, o número significativo de jovens pesquisadores, foi criada uma força tarefa para elaborar um Plano de Governança para o BPG. Esse plano foi submetido a várias instâncias e foi, portanto, extensamente revisado, visando reformular e atualizar, incorporando a experiência acumulada, aquele apresentado nas primeiras chamadas.  Espera-se que essa nova estrutura ajude a i)  apoiar jovens pesquisadores a se integrarem ao projeto; ii) identificar necessidades em comum para o desenvolvimento de uma infraestrutura de apoio logístico e computacional a fim de  permitir a análise dos dados; iii) organizar reuniões; iv) compartilhar informações de maneira eficiente e; v) apoiar o engajamento de todos.

Para se candidatar a uma posição no BPG, basta acessar este link. As inscrições ficam disponíveis até às 18h do dia 31/03/2022.