eBOSS
O Extended Baryon Oscillation Spectroscopic Telescope (eBOSS) está conduzindo observações cosmológicas usando o espectrógrafo BOSS no Observatório Apache Point. Estas observações estão sendo feitas simultaneamente com o Time Domain Spectroscopic Survey (TDSS) para estudos de variabilidade e com o Spectroscopic Identification of eROSITA Sources (SPIDERS) para estudos de fontes de raios X. O eBOSS completará um intervalo de observações ainda não explorado por outros levantamentos tridimensionais, produzindo o maior volume de dados do Universo.
O eBOSS usará múltiplos traçadores da estrutura em grande escala do Universo para medir a sua história de expansão até o ponto em que a idade do Universo era aproximadamente 3 bilhões de anos. Os objetos usados para mapear a estrutura cósmica incluem galáxias vermelhas luminosas (LRGs), galáxias com linhas de emissão (ELGs), quasares (QSOs) e as florestas de Lyman-alpha (Ly-alpha).
As populações de objetos serão usadas para realizar medidas de distâncias com precisões entre 1% e 4%. A combinação dos múltiplos traçadores da estrutura cósmica permitirá vincular modelos de energia escura, testar a Relatividade Geral em escalas cosmológicas através de medidas de distorções no espaço de redshifts, vincular tanto as não-gaussianidades primordiais e vincular a massa total de neutrinos.
Em termos de sinergia com outros projetos, o eBOSS produzirá dados em conjunto com o TDSS e o SPIDERS para prover um catálogo completo de quasares até redshift 3. Além disso, o eBOSS irá prover redshifts espectroscópicos para treinamento e calibração de redshifts fotométricos do Dark Energy Survey (DES), que por sua vez usará suas observações fotométricas para prover alvos para observações espectroscópicas com o levantamento eBOSS.
