Reunião da colaboração SDSS-III, em Nashville

20 de setembro de 2011 | LIneA

Durante os dias 12 a 15 de agosto, a colaboração SDSS-III realizou em Nashville, TS, mais um workshop interno, para discussão do presente estado de cada experimento e rever os resultados intermediários que já vem sendo obtidos. O LIneA enviou dois representantes ao encontro, que apresentaram resultados de pesquisa envolvendo o APOGEE e o MARVELS. Ao todo, mais de 100 cientistas participaram do evento.


Participantes do SDSS-III em Nashville, TS.

O evento foi marcado por dois grandes acontecimentos: a apresentação dos primeiros resultados científicos obtidos com a câmera infravermelha APOGEE e a decisão de interromper as observações de novos campos do MARVELS.

Os dados já obtidos pelo APOGEE são bastante promissores. No momento, apenas campos do bojo galáctico foram observados. A análise dos espectros limitou-se à determinação de velocidades radiais e abundâncias de ferro na superfície dessas estrelas. Ainda assim, os resultados são bastante promissores e já mostram propriedades cinemáticas do bojo galáctico, bem como detalhes de seu enriquecimento químico.

A decisão sobre o MARVELS foi motivada por persistentes problemas na redução dos dados observacionais desse experimento. A direção do SDSS-III revisou o estado do MARVELS e concluiu que será mais produtivo ao time responsável direcionar todos os seus esforços atuais para a solução desses problemas de software, deixando de lado a observação de novos campos estelares. Decidiu-se que o MARVELS apenas continuará a monitorar os campos já observados previamente e não iniciará nenhum novo campo. Essa decisão acarretou em que o experimento APOGEE ganhou mais liberdade para redefinir alguns apontamentos que, antes, estavam atrelados aos campos do MARVELS.

Deixe um comentário