LIneA Completa 1 Ano de Criação

12 de dezembro de 2011 | LIneA

Embora as suas atividades estivessem sendo realizadas há mais tempo, no final de outubro deste ano o Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) comemorou um ano de sua formalização através de portaria publicada no Diário Oficial da União.

Neste primeiro ano, desde sua criação, o corpo de afiliados do LIneA produziu uma série resultados. Mencionamos abaixo, alguns deles:

  • Foi criada uma página web para divulgar as informações e atividades.
  • Foi disponibilizado localmente o portal skyserver do levantamento Sloan Digital Sky Survey III.
  • Foram publicados uma dezena de artigos científicos, entre eles, o primeiro artigo da colaboração Dark Energy Survey.
  • Participação de nossos afiliados em diversas reuniões científicas das colaborações DES e SDSS-III.
  • Uma ferramenta de redução e análise rápida de imagens provenientes da DECam (Câmera do DES), chamada de Quick Reduce (QR), foi integrada ao simulador do telescópio Blanco instalado no FERMILAB com sucesso. Em breve a QR estará disponível no Cerro Tololo e será integrada à DECam, a ser montada no final deste ano.
  • Foi realizada na Universidade de Pennsylvania uma segunda revisão do Portal Científico em produção pelos colaboradores brasileiros. O objetivo deste portal é disponibilizar para todos membros da colaboração DES dados e algoritmos para análise de dados simulados e reais. A revisão foi feita ao longo de um dia inteiro, por um painel com pesquisadores de renome internacional.
  • Melhorias nos recursos computacionais aumentando as capacidades de armazenamento e processamento, tudo isto integrado ao Portal Científico.
  • Estabelecimento de um plano de gerenciamento seguindo metodologias bem estabelecidas, implicando uma forma mais eficiente do uso dos recursos humanos.

Ao concluir este primeiro ano foi organizada uma reunião no LNC com a presença dos Diretores e representantes das unidades de pesquisa do MCT fundadoras e convidadas. Neste evento foram apresentados um relatório das atividades e dos gastos de 2011, o pedido orçamentário para 2012 e uma previsão de gastos para os próximos anos. Foi destacado que o ano de 2012 é de extrema importância pois marca a transição de um ambiente de pesquisa e desenvolvimento para um de operação para o portal científico. Outros importantes eventos serão a instalação da câmera DECam no telescópio Blanco, a disponibilização publica dos dados associados ao Data Release 9 do SDSS-III e o inicio das observações do Dark Energy Survey.

Deixe um comentário