Múltiplas caudas mareais da galáxia anã Sagittarius enrolam-se pelo céu

12 de dezembro de 2011 | LIneA

A Via Láctea continua a devorar suas pequenas galáxias anãs vizinhas e as evidências estão espalhadas por todo o céu.

Uma equipe de astrônomos do SDSS-III liderados por Sergey Koposov e Vasily Belokurov, da Universidade de Cambridge, descobriram recentemente duas correntes de estrelas no hemisfério sul galáctico que foram arrancadas da galáxia anã Sagittarius. Esta descoberta veio da análise de dados do último Data Release 8 do SDSS-III e foi anunciada em um artigo recém-publicado (artigo arXiv #1111.7042), que liga estas novas correntes com duas correntes previamente conhecidas no hemisfério norte galáctico.

Densidade de estrelas nas correntes de Sagittarius

(Crédito da imagem: Sergey Koposov) A imagem acima mostra um mapa do céu apresentando a densidade de estrelas nas correntes de Sagittarius. As cores indicam as distâncias às estrelas identificadas no estudo — estrelas localizadas em áreas vermelhas estão mais distantes, enquanto estrelas nas áreas azuis estão mais próximas. As linhas pontilhadas vermelhas traçam as correntes de Sagittarius, e a elipse azul no centro mostra a localização atual da galáxia anã Sagittarius.

Quatro caudas da galáxia anã Sagittarius

(Crédito da imagem: Amanda Smith) A ilustração artística acima mostra as quatro caudas da galáxia anã Sagittarius (o aglomerado vermelho-laranja do lado esquerdo da imagem) que orbitam a Via Láctea. O objeto amarelo brilhante à direita do centro da galáxia representa o nosso Sol (fora de escala). A galáxia anã Sagittarius está do outro lado da galáxia comparada a nós, mas podemos ver suas caudas de estrelas (brancas nesta imagem) que se estendem por todo o céu enquanto envolvem-se em torno de nossa Galáxia.

Um comentário para “Múltiplas caudas mareais da galáxia anã Sagittarius enrolam-se pelo céu”

Deixe um comentário