LIneA busca participações para a continuação do SDSS-III

17 de abril de 2012 | LIneA

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) está fazendo um levantamento de interesses junto à comunidade astronômica brasileira com vistas à participação de pesquisadores brasileiros nos projetos sucessores do Sloan Digital Sky Survey III, conhecidos coletivamente como After Sloan 3 (AS3). Os projetos do AS3 são:

1 – Apogee II: um projeto de continuidade do Apogee, um levantamento espectroscópico em alta resolução na banda H, focado em estrelas gigantes em regiões de baixa latitude Galáctica e cobrindo todos os componentes estruturais da nossa Galáxia.

2 – Apogee-South: uma extensão do Apogee para o hemisfério sul equatorial.

3 – MaNGA: Obtenção de dados espectroscópicos espacialmente resolvidos para aproximadamente 10000 galáxias situadas no Universo local, cobrindo um vasto espectro de morfologias, massas e ambientes.

4 -eBOSS: espectroscopia de fontes extra-galácticas para estudos de estrutura do Universo em grande escala baseados em medidas de oscilações acústicas de bárions. Três tipos básicos de objetos serão amostrados: QSOs, galáxias vermelhas luminosas e galáxias com linhas de emissão. Maiores inforrmações sobre os projetos precursores, Apogee e BOSS, podem ser obtidas no sítio web do SDSS-III, www.sdss3.org.

Pedimos para os interessados que enviem um email para sc@linea.org.br, mencionando nome, instituição, e uma breve descrição de seu interesse associado aos projetos AS3.

Finalmente, informamos que está sendo cogitada a realização de uma sessão de apresentações e discussão sobre o AS3 durante o encontro internacional da colaboração do SDSS-III, promovida pelo LineA e que ocorrerá no MCT/ON, em junho de 2012. Uma chamada para inscrições no evento será feita oportunamente.

Deixe um comentário