DECam começa a ser instalada

21 de maio de 2012 | LIneA

Foi iniciado no começo de maio o processo de integração ao telescópio Blanco de 4m (Cerro Tololo, Chile), da DECam – instrumento a ser usado no levantamento Dark Energy Survey – DES. A câmera, pesando 5,5 toneladas, pode ser vista sendo colocada no topo do telescópio (ver Fig. 1). Uma complexa estrutura contendo lentes corretoras com sofisticado sistema de alinhamento, chamado de hexapod devido às suas 6 pernas de sustentação, auxiliará nas correções de alinhamento produzidas pela atuação sobre o instrumento.

Um conjunto de 5 filtros com 60 cm de diâmetro, especialmente desenhados para o levantamento, selecionará os intervalos de comprimento de onda em que as imagens serão feitas. Na Fig. 2 mostramos o filtro Y que seleciona os maiores comprimentos de onda a serem observados pelo DES, situados quase na faixa do infra-vermelho do espectro de radiação eletromagnética.

A Câmera em si é um dos elementos críticos de toda a estrutura (ver Fig. 3). Nela são vistos os 62 CCDs, os elementos sensores que registrarão a luz proveniente da região do céu observada.

Esta fase de instalação deve durar até setembro, quando será obtida a primeira imagem do céu, chamada pelos astrônomos de “primeira luz”. Após isso seguir-se-ão os períodos de comissionamento e verificação científica. Só após isso o levantamento terá início efetivamente.

Um comentário para “DECam começa a ser instalada”

Deixe um comentário