Participação Brasileira no encontro do SDSS-III no Rio – I

29 de junho de 2012 | LIneA

Nesta série de textos descrevemos as contribuições de membros do Brazilian Participation Group (BPG) para o encontro internacional do Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III), realizado no Rio de Janeiro, de 26 a 29 de junho de 2012. O BPG é formado por pesquisadores de unidades de pesquisa do MCT e de universidades brasileiras, todos afiliados ao LIneA.

Basílio Santiago fez uma rápida atualização sobre o status do FindSat, uma ferramenta sendo desenvolvida pelo aluno de doutorado Eduardo Balbinot, com o objetivo de encontrar novas galáxias satélite da Via-Láctea. FindSat busca por regiões onde há uma sobredensidade de fontes classificadas como estrelas. O algoritmo foi aplicado ao catálogo do levantamento BOSS, do SDSS-III, cobrindo uma região de 3000 graus quadrados no hemisfério sul Galáctico. 30 candidatos a satélites da Galáxia foram encontrados. Imagens mais profundas destes objetos estão programadas para ser obtidas a partir do mês que vem, usando o telescópio CFHT e permitirão confirmar ou descartar sua natureza estelar.

O mesmo pesquisador também apresentou a ferramenta de Análise de Qualidade (QA) de dados fotométricos que está sendo desenvolvida no portal científico da colaboração do Dark Energy Survey (DES). O QA é uma das contribuições do grupo brasileiro para a colaboração DES, conforme acordo feito para a entrada do Brazil neste levantamento. A ferramenta, que roda numa interface web no portal, permite testar a qualidade de diferentes aspectos de um conjunto de dados, como a precisão nas medidas de brilho e cor (fotometria), as medidas de posições (astrometria), a classificação de objetos, a qualidade das imagens, entre outros. Esta apresentação foi parte de uma série de contribuições que mostraram à colaboração do SDSS-III o potencial do LIneA como centro de armazenamento, distribuição e análise de dados, bem como de desenvolvimento de ferramentas de análise.

Basílio Santiago
Basílio Santiago

Deixe um comentário