Lançamento do Espelho do DR9 pelo LIneA

21 de setembro de 2012 | LIneA

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) começa esta semana a distribuir os dados do Data Release 9 (DR9) do Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III). Essa distribuição faz parte do compromisso assumido ao Brazilian Participation Group (BPG) junto à colaboração SDSS-III. Para isso, o LIneA disponibiliza dois servidores dedicados que se encarregarão das tarefas do SkyServer e do CasJobs, dois conhecidos softwares para a pesquisa no banco de dados do SDSS.

O SkyServer é o carro-chefe dessa interface entre os dados e o usuário, seja ele um astrônomo profissional ou um amador. Por meio dele, o usuário pode verificar o índice e conteúdo do banco de dados, vistoriar imagens, produzir cartas de busca para estrelas específicas e realizar pequenas buscas. Os amantes da Astronomia também poderão ter acesso a um conjunto de projetos educacionais.

O CasJobs, por outro lado, é um aplicativo voltado para buscas complexas no banco de dados. É uma ferramenta voltada para o astrônomo profissional que quer explorar o DR9 em busca de novas descobertas.

Com o lançamento desse espelho, o LIneA dá mais um passo em direção à sua missão de disponibilizar à comunidade astronômica brasileira ambientes e ferramentas atualizados para a pesquisa astronômica na era das grandes bases de dados.

Deixe um comentário