Encontro do DES no mês de abril oficializa papel do portal na colaboração

13 de maio de 2013 | LIneA

Realizou-se na semana de 8 a 12 de abril de 2013 o XIV encontro internacional da colaboração Dark Energy Survey (DES). O encontro ocorreu no Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), na cidade de Berkeley, Califórnia, EUA. O foco principal do encontro foi a disponibilidade dos dados de verificação científica do instrumento que está coletando os dados do DES, a Dark Energy Camera (DECam). A DECam teve sua primeira luz em setembro de 2012 e passou pelo processo de verificação de novembro de 2012 a fevereiro de 2013. Os dados já coletados cobrem várias regiões do céu dentro da área prevista para o DES. Catálogos de fontes, com medidas de posição, magnitude e parâmetros de forma já foram gerados para a maior parte desses dados, abrindo então a temporada de análise da qualidade dos dados frente ao padrão mínimo necessário para atingir os objetivos científicos, ao que se chama de “testes de aceitação”.

Uma das decisões mais importantes sobre esses testes de aceitação, que foi oficializada no encontro de LBNL, é a de que os 5 principais grupos científicos da colaboração (estrutura em grande escala, lentes gravitacionais fracas, aglomerados de galáxias, supernovas e desvios para o vermelho fotométricos) irão, cada um, propor um conjunto de 5 testes básicos de aceitação dos dados, os quais terão que ser executados no ambiente do portal científico desenvolvido pelo grupo DES-Brazil, em associação com a equipe de TI do LIneA.

A participação do grupo brasileiro no encontro foi bastante ativa, como de hábito. Foram 6 sessões paralelas coordenadas pelo DES-Brazil e 16 contribuições orais em sessões paralelas durante o encontro.

O próximo encontro ocorrerá em Barcelona, Espanha, de 30/09 a 04/10 de 2013. Até lá, de acordo com decisão também tomada em Berkeley, espera-se que haja vários artigos científicos sobre os dados de verificação científica em estado avançado de elaboração, os quais deverão ser enviados conjuntamente para publicação.

Deixe um comentário