Tem início as observações do Levantamento Dark Energy Survey

03 de setembro de 2013 | LIneA

Após um período de comissionamento e verificação científica da DECam teve início em 31 de agosto o primeiro período de observações do projeto DES. Durante cinco anos será efetuado o mapeamento de 1/8 do céu que permitirá um melhor entendimento sobre a energia escura, suposta responsável pela expansão acelerada do universo. Vejam uma imagem interativa obtida pela DECam nesse link. Para mais detalhes sobre o início do levantamento e seus objetivos siga o Press Release.

7 comentários para “Tem início as observações do Levantamento Dark Energy Survey”

  1. Prezados:

    Em nome da Sociedade Brasileira de Física, venho parabenizá-los por esta notável realização que, tenho certeza, contribuirá com dados essenciais para uma melhor compreensão do Universo.

    Ricardo Galvão

  2. Parabens aos participantes do LineA! Fiquei emocionada ao ver a imagem, porque de cara reconheci NGC1365, velha conhecida de muitas noites de observacao em Bosque Alegre!

  3. Com essa nova empreitada que já iniciou a dez anos atrás, tenho esperança de que talves agora consigamos alguma luz nesse lado tão escuro do universo!

    Desejo uma enorme quantidade de enorme qualidade!

  4. Este projeto poderá dar uma luz nesta questao tão intrigante, porém não esqueçamos as diferentes alternativas que são propostas p/ uma possível “energia escura”. Agora com as descobertas, a serem confirmadas, de possiveis modificações no cenário da gravitação devido às mediçoes recentes (set-2013) do campo gravitacional terrestre, muita coisa poderá ter que ser reavaliada.

Deixe um comentário