Afiliados do LIneA participam do Workshop de e-Science no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2013

09 de outubro de 2013 | LIneA

O “Brazilian e-Science Workshop”, do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação realizado em Maceió, teve a participação de membros do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) do MCTI, com pesquisadores do Observatório Nacional (ON) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Foram apresentados trabalhos sobre os sistemas de processamento do Portal Científico do LIneA, sobre redução de dados em tempo real obtidos pela Câmera do levantamento Dark Energy Survey instalada no Observatório de Cerro Tololo, Chile, e sobre técnicas de otimização de uso de informações em grandes bancos de dados.

Além disso, o workshop contou com a participação de Jacek Becla do SLAC National Accelerator Laboratory, que tem passado os últimos quinze anos ajudando diferentes comunidades científicas a gerenciar e analisar bancos de dados gigantes. Ele foi uma das pessoas chave no desenho e construção do banco de dados do detector de partículas BaBar, em 2002. Atualmente ele está desenhando o banco de dados de 100 petabytes do maior levantamento de dados astronômicos previsto, o Large Sinoptic Survey Telescope (LSST). Antes de trabalhar em SLAC, ele trabalhou na Organização Europeia para Pesquisas Nucleares (CERN) pesquisando novas tecnologias para banco de dados no experimento Large Hadron Colider (LHC).

Jacek também é muito ativo na interface entre ciência e indústria, iniciando uma série de eventos chamada Extremely Large Databases (XLDB, Bancos de dados Extremamente Grandes) para estimular a colaboração entre usuários da indústria e da ciência, empresas de banco de dados, e a academia. Ele é autor de diversos artigos, a maioria sobre gerenciamento de grandes bases de dados científicos. No primeiro semestre de 2014, está planejado um workshop sobre XLDB a ser organizado pelo LIneA no campus do Observatório Nacional.

Jacek Becla (SLAC, no centro de branco) cercado por (da esquerda para a direita) Francisco Brasileiro (UFCG), Eduardo Ogasawara (CEFET/RJ e LIneA), Ricardo Ogando (ON e LIneA), Andrey Brito (UFCG), e Luiz Nicolaci da Costa (ON e LIneA).

Deixe um comentário