LIneA está distribuindo os dados do DR10

07 de outubro de 2013 | LIneA

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) está distribuindo, desde meados de setembro, os dados do Data Release 10 (DR10) do Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III). Essa distribuição faz parte do compromisso assumido pelo Brazilian Participation Group (BPG) junto à colaboração SDSS-III. Para isso, o LIneA disponibiliza dois servidores dedicados que se encarregarão das tarefas do SkyServer e do CasJobs, dois conhecidos softwares para a pesquisa no banco de dados do SDSS.

O SkyServer é o carro-chefe dessa interface entre os dados e o usuário, seja ele um astrônomo profissional ou um amador. Por meio dele, o usuário pode verificar o índice e conteúdo do banco de dados, vistoriar imagens, produzir cartas de busca para objetos específicos e realizar pequenas buscas. Os amantes da Astronomia também poderão ter acesso a um conjunto de projetos educacionais.

O CasJobs por outro lado, é um aplicativo voltado para buscas complexas no banco de dados. É uma ferramenta voltada para o astrônomo profissional que quer explorar o DR10 em busca de novas descobertas.

Com o lançamento desse dos dados DR10, o LIneA dá mais um passo em direção à sua missão de disponibilizar à comunidade astronômica brasileira ambientes e ferramentas atualizados para a pesquisa astronômica na era das grandes bases de dados. Ao mesmo tempo, o LIneA está solicitando recursos para uma nova máquina dedicada ao DR10, de forma a melhorar o desempenho das buscas feitas pelos usuários.

Deixe um comentário