LIneA assume novos compromissos com a colaboração do Dark Energy Survey

27 de novembro de 2013 | LIneA

Nos dias 7 e 8 de novembro, o coordenador do LIneA e um representante da equipe técnica apresentaram no Fermilab, EUA, o status das ferramentas desenvolvidas no Portal Científico para avaliação da qualidade dos dados do DES. Estavam presentes o diretor do DES, o gerente de projetos de Data Management, responsável pela redução dos dados do levantamento, o cientista de dados, membros do comitê científico do DES, além de outros membros da colaboração.

Entre as ferramentas apresentadas, o pipeline QA Co-add está em estágio avançado de desenvolvimento e foi avaliado como um produto “maduro” pelo cientista de dados do DES. Num documento firmado pela colaboração, ficou estabelecido o compromisso do LIneA em aplicar o pipeline ao lote preliminar dos dados do primeiro ano do DES (Y1P1) programado para janeiro de 2014. O National Center for Supercomputing Applications (Centro Nacional de Aplicações em Supercomputação, NCSA) delegou ao LIneA a avaliação da qualidade de catálogos teste gerados a partir de melhorias do software de redução dos dados do DES, bem como os catálogos de dados a serem liberados ao final de cada período de observações. Isto será feito através da ferramenta QA Coadd.

Este primeiro conjunto de dados do levantamento DES cobrirá uma área de 500 a 1000 graus quadrados do céu usando as observações efetuadas até Dezembro de 2013 e terá duas a quatro vezes mais dados que o conjunto anterior (SVA1). O processamento desse volume de dados exigirá ainda melhorias no hardware do LIneA, em sistemas que se mostraram ineficientes na análise do SVA1.

Além do pipeline QA-Coadd, a ferramenta de inspeção visual de imagens teve grande repercussão (ver Fig. 1). A colaboração reconheceu também o potencial do portal na criação de catálogos com valor agregado (VACs, de Value-Added Catalogs). Na reunião ficou combinado que o LIneA produzirá modelos de VACs para avaliação dos grupos de trabalho do DES. Com esses compromissos o LIneA assume responsabilidades ainda maiores com o DES, o que exige foco e determinação dos grupos técnico e científico a fim de cumpri-las.

Figura 1.Screenshot da interface do Tile Viewer, ferramenta que permite inspeção visual das imagens coadd do DES em resolução máxima. O usuário pode fazer comentários sobre as imagens e estes são armazenados no banco de dados do LineA. Os resultados do pipeline de QA Coadd bem como informações complementares, extraídas do banco de dados do NCSA, podem ser acessados através desta interface.

Deixe um comentário