Pos-doutorando do programa Ciência sem Fronteiras Jovem talento, junta-se ao LIneA

14 de novembro de 2013 | LIneA

Em fins de outubro deu início a suas atividades de pesquisa no LIneA, apoiado através de uma bolsa do programa Ciência sem Fronteiras – Jovens Talentos nível A, Nicolas Busca (ver Fig. 1) que desenvolvia suas pesquisas em cosmologia na Universidade de Paris. Nicolas foi o líder de um estudo envolvendo observações efetuadas pelo projeto BOSS do levantamento Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III).

Utilizando espectros de quasares distantes, ele pode medir a taxa de expansão do universo em uma época em que sua expansão ainda não era dominada pela energia escura, e portanto a expansão ainda não se dava de forma acelerada. Na Fig. 2 mostramos como estas medidas, feitas de objetos que emitiram sua luz há mais de 11 bilhões de anos, indicam uma fase ainda de expansão acelerada do nosso universo.

Nicolas Busca continuará suas atividades no projeto SDSS-III ao mesmo tempo em que junta-se ao time brasileiro participante do levantamento Dark Energy Survey (DES).


Nicolas Busca nas dependências do LIneA.

Diagrama mostrando a taxa de expansão do universo – No eixo horizontal temos o Tempo, medido em bilhões de anos; no eixo vertical a taxa de expansão do universo (acelerada mais para o alto, e desacelerada mais para baixo). O ponto vermelho é o resultado da determinação feita por Nicolas e colaboradores. Quando a energia escura passou a dominar, ao que tudo indica por volta de 5 bilhões de anos atrás, o universo passou a se expandir de forma acelerada. Este foi mais um importante passo para se entender os mistérios que cercam a “energia escura”, suposta responsável por este efeito.

Deixe um comentário