Encontro sobre Bancos de Dados Extremamente Grandes ocorre no Rio de Janeiro em 2014

27 de fevereiro de 2014 | LIneA

No dia a dia percebemos que uma caixa de emails cheia ou um celular repleto de fotos e vídeos em alta definição produzem, além de problemas de armazenamento, uma dificuldade de seu gerenciamento e a lentidão no acesso aos mesmos.

Se levarmos esses problemas do cotidiano para escalas astronômicas, literalmente, nos deparamos com o problema de Big Data. Imagine armazenar centenas de Petabytes de dados – milhares de Terabytes – e acessar a informação desejada num piscar de olhos.

Para atacar essa questão que não é exclusiva da astronomia, mas também aflige a biologia e meteorologia entre outras áreas, pesquisadores, tanto da indústria como da área acadêmica, têm se encontrado anualmente desde 2007 na Universidade de Stanford na série de eventos Extremely Large Databases (Bancos de Dados Extremamente Grandes; XLDB). O evento tem por finalidade discutir aspectos práticos de bancos de dados gigantes, expandindo a fronteira do conhecimento nessa área para além do estado da arte em bancos de dados comerciais.

Nos dias 3 e 4 de junho, o LIneA recebe no Observatório Nacional o XLDB South America 2014, a fim de conectar a comunidade de Big Data sul-americana à comunidade do XLDB, identificando problemas em comum e discutindo soluções práticas envolvendo grandes usuários e fornecedores. A agenda do encontro inclui palestras convidadas de diferentes área científicas e de infraestrutura de rede e de computação de alto desempenho, além de painéis de discussão.

O site do encontro http://xldb-rio2014.linea.org.br contém mais informações e um formulário para contato para aqueles interessados em participar do evento.

Figura 1. Logo do encontro XLDB South America 2014, que será sediado no LIneA, nos dias 3 e 4/6 de 2014.

Deixe um comentário