LIneA renova seu papel de promover a e-Astronomia no Brasil

07 de julho de 2014 | LIneA

Em junho de 2014, após meses de negociações, foi oficializada a participação brasileira no Sloan Digital Sky Survey IV (SDSS-IV). A exemplo do que ocorreu com o SDSS-III, a participação de pesquisadores nacionais se dará através de um grupo de participação brasileira (BPG) gerenciado pelo LIneA. A contribuição para o primeiro ano do SDSS-IV foi recentemente garantida pelo MCTI/Observatório Nacional (ON) e a constituição do novo BPG deverá incluir pesquisadores do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, contando ainda com a colaboração de pesquisadores brasileiros de instituições de pesquisa europeias.

Os membros do novo BPG irão atuar nos 3 sub-projetos do SDSS-IV: i) APOGEE-II , que dá continuidade ao APOGEE do SDSS-III , ii) o MaNGA  e, iii) o eBOSS , que também representa uma continuação do SDSS-III , atuando como um precursor do projeto DESI (Dark Energy Spectroscopic Instrument) que fará observações de dezenas de milhões de galáxias e quasares.

Com duração prevista de 6 anos, a começar pelo ano corrente, o SDSS-IV vai levantar dados espectroscópicos de objetos variados, desde estrelas da Via Láctea até galáxias distantes, passando por galáxias situadas no Universo local.

Deixe um comentário