DES obtém imagem de cometa.

15 de setembro de 2014 | LIneA

O Dark Energy Survey é um levantamento que analisa vínculos cosmológicos para a energia escura a partir de observações de galáxias. Portanto, sua estratégia de observação automática é desenhada para a observação de galáxias, por exemplo, evitando o disco da nossa própria galáxia, a Via Láctea, mas, às vezes, outros objetos resolvem dar o ar da graça.

Numa época em que o mundo está de olho na sonda Rosetta se aproximando do cometa 67P, a DEcam (a câmera do DES) em seu trabalho rotineiro registrou um desses blocos de gelo sujo que passeiam pelo Sistema Solar.

A imagem abaixo mostra uma exposição da DECam, imageador com um mosaico de 62 CCDs, usado no levantamento DES. Na parte superior do campo, na 3a fila de CCDs contando do topo para baixo e no 2o CCD da esquerda para a direita, vemos o cometa C/2013 A1, também chamado de Siding Spring, por conta do observatório Australiano onde foi confirmada a sua descoberta. A exposição foi feita com o filtro i, sensível a comprimentos de onda da ordem de 8000 angstroms, com tempo de exposição de 90s. Apesar de não ser uma descoberta do DES, a imagem mostra o potencial do levantamento para estudos diversos, além da energia escura, como, neste exemplo, para o caso de objetos do Sistema Solar.


cometa2

Deixe um comentário