Levantamento SDSS-IV permite descobrir buraco negro supermassivo gigante

02 de março de 2015 | LIneA

Os grandes levantamentos são desenhados para que suas observações respondam a questões científicas estabelecidas previamente. No entanto, outros estudos podem ser feitos utilizando-se os dados coletados. O Levantamento Sloan Digital Sky Survey em sua quarta fase (SDSS-IV) produziu um resultado espetacular que foi anunciado esta semana – a descoberta do buraco negro supermassivo (BNSM) de maior massa encontrado até agora (mais detalhes em nota no link: http://uanews.org/story/monster-black-hole-discovered-at-cosmic-dawn). Usando informações deste levantamento e de dados no infravermelho, pesquisadores do SDSS-IV desenvolveram um método para procurar por quasares distantes. Uma vez selecionados os candidatos, observações em telescópios maiores são necessárias para a confirmação. Foi exatamente numa observação de confirmação que foi descoberto o SDSS J0100+2802.

O quasar encontrado possui um buraco negro com massa de 12 bilhões de massas solares (aproximadamente a quantidade de matéria da Via Láctea). Na figura 1 mostramos um gráfico que compara a luminosidade emitida pelos quasares hospedeiros de BNSM e as respectivas massas dos BNSM, o objeto descoberto batizado de SDSS J0100+2802 sobressai de forma espetacular. Na figura 2, mostramos uma concepção artística do quasar e de seu BNSM.

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) apoia um grupo de brasileiros (Brazilian Participation Group) participantes da fase IV do levantamento SDSS. Entre eles temos um conjunto de pesquisadores especialistas no tema de Núcleos Ativos de Galáxias que é correlato ao da presente descoberta. Então, no futuro teremos notícias sobre resultados científicos produzidos com a participação de brasileiros.


figure1_pub

Figura 1 – Quasar SDSS J0100+2802 contém o BNSM de maior massa até hoje detectado. (Image: Zhaoyu Li/Shanghai Observatory)

 


figure2_pub

Figura 2 – Concepção artística do quasar com o BNSM (Image: Zhaoyu Li/NASA/JPL-Caltech/Misti Mountain Observatory)

Um comentário para “Levantamento SDSS-IV permite descobrir buraco negro supermassivo gigante”

Deixe um comentário