Galeria do Levantamento DES – IC1970

20 de abril de 2015 | LIneA

Em uma das regiões cobertas pelo primeiro ano de observações do levantamento Dark Energy Survey, encontramos um bonito exemplo de uma galáxia vista de perfil – a IC1970 (ver Figura 1). Esta galáxia é do tipo disco e deve ser semelhante à nossa (a Via Láctea). Como só a vemos de perfil (ou seja, a direção à galáxia está contida no seu plano preferencial), não é possível ver o quanto “enrolados” estão seus braços espirais, os quais se situam no plano do disco. No entanto, a visão sob este ângulo nos revela outros detalhes importantes deste objeto. Por exemplo, é possível se visualizar nuvens de poeira (regiões de cor marrom alaranjado, pois a poeira absorve a luz das estrelas que estão atrás) na região do disco da IC1970. Vemos também algumas regiões com intensa formação estelar (em cor azul, pois sua luz é dominada por estrelas quentes). Além do disco de perfil, vemos também um componente esferoidal, mais extenso e de coloração amarelada, que é o bojo de IC1970. Ao longo dos cinco anos do levantamento DES serão obtidas informações sobre ~300 milhões de galáxias. Destas, em torno de 4000 serão galáxias disco relativamente próximas vistas de perfil, a exemplo de IC1970. Esta amostra será extremamente útil para estudar a estrutura vertical de galáxias deste tipo.


I_1970

Figura 1- Galáxia IC1970. A imagem colorida artificialmente é o resultado da combinação das observações nos filtros g,r, e i sendo codificados, respectivamente, pelas cores azul, verde e vermelho.

Aproveitamos esta oportunidade para explicar melhor como montamos estas imagens coloridas. Em Astronomia costumamos chamar de uso de “cores falsas” a codificação para mostrarmos imagens obtidas em regiões do espectro que nem sempre são visíveis ao olho humano (ex.: rádio, raios-X, infravermelho). Para tanto, combinamos as imagens obtidas em distintos filtros, atribuindo as cores básicas azul, verde, e vermelha às diferentes faixas do espectro. Veja um exemplo disso na Figura 2. Portanto, nem sempre a imagem colorida resultante de um objeto reflete suas cores reais. Em imagens ópticas, contudo, procura-se escolher as cores básicas de forma a que coincidam com os filtros utilizados.


Fig_2_IC1970_composicao_filtros

Figura 2- Obtenção de imagens coloridas com uso de “cores falsas”.

No caso específico da galáxia IC1970 mostrada acima, fizemos a combinação dos filtros g, r, e i usados no levantamento DES, os quais são representados, respectivamente, pelas cores azul, verde e vermelha. Na Figura 3 mostramos esta combinação. Ah, mas as imagens com filtros do DES aparecem todas em tons de cinza! Bom, este é aspecto das imagens astronômicas obtidas com uma câmera CCD. Elas são representadas em uma escala de tons cinza, e quanto mais intensa for a luz emitida pelo objeto, mais próximo ao preto ele é representado na imagem.


Fig_3_IC1970_composicao_filtros

Figura 3- Composição de imagens nos filtros g, r, e i para formação de uma imagem colorida da galáxia IC1970.

Deixe um comentário