LIneA assina acordo de colaboração com NCSA

29 de abril de 2015 | LIneA

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) assinou acordo de colaboração técnica com o National Center for Supercomputing Applications (NCSA) da Universidade de Illinois, EUA. O NCSA tem um longo histórico de apoio à Astronomia e, atualmente, uma de suas responsabilidades é o processamento e arquivamento de dados do levantamento Dark Energy Survey (DES) e de simulações do Large Synoptic Survey Telescope (LSST).

Por outro lado, o LIneA provê apoio ao levantamento DES oferecendo um ambiente para armazenamento e processamento de dados para membros do DES-Brazil e de produtos para a colaboração como um todo. Como parte do acordo, o LIneA assumiu o compromisso de validar as liberações de dados processados pelo NCSA e instalou uma instância do Portal Científico do DES em suas instalações para agilizar essa operação, a qual ocorrerá de forma regular nos próximos seis anos. Um dos principais desafios técnicos no momento é a integração do Portal Científico com o banco de dados do DES (Oracle). O LIneA pretende contribuir também com um sistema end-to-end (em desenvolvimento) para automatizar a criação de catálogos para análises científicas, beneficiando um grande número de usuários.

O NCSA abriga o mais poderoso supercomputador do mundo – o Blue Waters. O supercomputador foi construído com tecnologia da Cray Inc e usa centenas de milhares de nós de processamento, efetuando 13 mil trilhões de cálculos por segundo. Entre as aplicações que utilizam este equipamento estão problemas sobre previsão de comportamento de sistemas biológicos complexos, até a evolução do cosmos. Na imagem abaixo mostramos o supercomputador Blue Waters.


NCSA Blue Waters Computation Facility

Figura 1 – Supercomputador Blue Waters. Crédito: NCSA, University of Illinois, EUA.

Deixe um comentário