Galeria do Levantamento DES – A galáxia ESO113-G027

20 de maio de 2015 | LIneA

O levantamento DES tem como objetivo mapear galáxias até um limite de brilho aparente extremamente fraco. Aquelas galáxias mais próximas de nós e que são mais brilhantes aparecem com seus detalhes estruturais bem definidos. A imagem de galeria do levantamento DES desta vez, é uma galáxia próxima denominada ESO113-G027 que foi identificada em um levantamento usando placas fotográficas, há quase 50 anos atrás pelo European Southern Observatory. Ela está situada a uma distância de meros 15 milhões de anos-luz, o que em termos astronômicos significa estar “em nosso quintal”.

Esta galáxia de tipo morfológico Sc, possui os braços espirais pouco enrolados, e não tem o bojo (a parte central) pronunciada. Podemos perceber nos braços espirais algumas concentrações mais intensas de luz (azul), que indicam regiões onde existem nascedouros de estrelas. Outro aspecto interessante, é que podemos ver através da ESO113-G027 outras galáxias que estão situadas atrás dela. O caso mais marcante é o de uma galáxia de fundo que aparece na parte inferior de ESO113-G027, entre dois braços espirais. A galáxia de fundo é de cor alaranjada.

Figura 1 – Imagem da galáxia ESO113-G027. A imagem colorida artificialmente é o resultado da combinação das observações nos filtros g,r, e i sendo codificados respectivamente pelas cores azul, verde e vermelho. Veja mais detalhes sobre como este processo funciona no link

Deixe um comentário