Galeria do Levantamento DES – Nuvens interestelares

26 de junho de 2015 | LIneA

Ao olharmos o céu noturno de um local onde não haja poluição luminosa, percebemos algumas regiões onde vemos uma maior concentração de estrelas. Inclusive, a alta concentração de estrelas muito tênues às vezes forma uma névoa difusa e brilhante em alguns pontos. Estamos a ver os “Caminhos de Leite” que nada mais são do que as regiões do plano da Via Láctea. Além de incontáveis estrelas, elas possuem uma grande quantidade de gás e poeira, e abrigam nascedouros de estrelas. Este material é o que chamamos de meio interestelar.

O levantamento Dark Energy Survey (DES), que está mapeando uma grande porção do céu do Hemisfério Sul Celeste, está interessado principalmente na observação de galáxias distantes. No entanto, quando apontamos o telescópio para regiões próximas do plano da Via Láctea, o gás e a poeira acabam obscurecendo o que está por trás. Na verdade, o DES evita estas regiões. Mas em alguns apontamentos chegamos perto do plano da Via Láctea, e algumas nuvens interestelares são capturadas nas imagens.

Na Figura 1 mostramos algumas destas nuvems capturadas em um dos filtros do DES (filtro r). Na Figura 2 mostramos uma imagem colorida da mesma região, na qual as nuvens do meio interestelar foram realçadas. Estas nuvens (brilhantes) são iluminadas por estrelas próximas, que são normalmente jovens. Existem também nuvens escuras que não possuem estrelas por perto que as iluminem, deixando a impressão de que existem “buracos” no campo estrelado.

 

nuven_r_2
Figura 1 – Nuvens de gás interestelar observadas com o filtro r.

 

 

nuven_cor_3
Figura 2 – A mesma Figura 1 agora em cores. A imagem colorida artificialmente é o resultado da combinação das observações nos filtros g,r, e i sendo codificados respectivamente pelas cores azul, verde e vermelho. Veja mais detalhes sobre como este processo funciona no link

 

Deixe um comentário