DECam mapeando o céu austral

28 de julho de 2015 | LIneA

O Dark Energy Survey (DES, em português Levantamento da Energia Escura) construiu uma grande câmera chamada DECam que está acoplada ao telescópio Blanco no Cerro Tolo Inter-american Observatory (CTIO), Chile.

O DES utiliza a DECam durante 105 noites por ano e no restante do tempo ela é intensamente utilizada pela comunidade astronômica, inclusive a brasileira através de um acordo de troca de tempo entre os telescópios SOAR (Southern Telescope for Astrophysical Research) e o Blanco. A primeira luz da DECam foi em Setembro de 2012 e desde então ela já capturou mais de 130 mil imagens do céu visível do CTIO. Na Figura 1vemos distribuição na esfera celeste projetada, onde a DECam fez imagens. Fica destacada a região explorada pelo DES (com a forma de um bojudo “tanque de guerra”).

Desde o início da operação da DECam, o incansável Quick Reduce, QR para os íntimos, fica de olho na qualidade de suas imagens. Esta plataforma foi desenvolvida pelo LIneA e faz parte do pagamento “com trabalho de infraestrutura” que permite a participação de um grupo de brasileiros no projeto. Como cada imagem é composta por um mosaico de 62 CCDs, o QR já processou milhões de CCDs! Nada mal para um programa funcionando em uma única máquina, situada na sala reservada aos computadores no centro de controle do telescópio Blanco. Para saber mais sobre o QR clique aqui.

20150719DECamPointingsColdT
Figura 1 – Distribuição em uma carta celeste dos locais em que imagens foram feitas pela DECam de Setembro de 2012 até Julho de 2015. As regiões mais brilhantes tem um maior número de apontamentos. Por exemplo, dentro do “tanque de guerra” há uma região amarelo-claro (parte inferior direita do “tanque”) cujas observações produziram o mapa de matéria escura apresentado na Notícia Dark Energy Survey produz seu primeiro mapa da distribuição de matéria escura do Universo

Deixe um comentário