LIneA transfere equipamentos para o Laboratório Nacional de Computação Científica

27 de julho de 2015 | LIneA

No dia 8 de Julho, a SLACAM Tecnologia, firma responsável pela manutenção do equipamento computacional do LIneA, realizou com sucesso a realocação do Centro de Dados do LIneA que estava situado no Ponto de Presença da Rede Rio, no Rio de Janeiro, para o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) localizado na cidade de Petrópolis.

O serviço foi executado em 3 fases. Na 1ª fase todos os servidores de rede, switches, roteadores, unidades de armazenamento de dados e cluster de processamento foram desmontados. A SLACAM juntamente com técnicos da SGI realizaram uma mapeamento minucioso da interligção da infraestrutura, tomando cuidado para que o processo de remontagem fosse otimizado e realizado com maior rapidez.

Na 2ª fase, uma empresa de transportes executou a embalagem dos equipamentos, tomando-se o cuidado para que todos equipamentos fossem acondicionados em plástico bolha reforçado, além de espuma anti-impacto para que os mesmos não sofressem nenhum dano. O transporte foi realizado no mesmo dia, conseguindo-se com isso tempo precioso para que o processo de montagem fosse realizado no menor prazo possí­vel.

Na 3ª fase os técnicos da SLACAM e SGI realizaram a montagem dos equipamentos tomando especial cuidado de modo que a nova organização do cabeamento estruturado, suprimento de energia e de fibras ópticas estivessem de acordo com as normas e padronizações vigentes.

Os testes nos equipamentos instalados constataram que nenhum deles sofreu algum tipo de dano ou apresentou qualquer pane. O Centro de Dados do LIneA se encontra agora abrigado do Centro de Dados do LNCC que é um dos institutos do MCTI que apoiam a operação do LIneA. Abaixo apresentamos um vídeo com lapso de tempo relativo a esta mudança que foi produzido pela SLACAN Tecnologia.



Deixe um comentário