Mapa de matéria escura feito pelo DES é capa da revista Physical Review Letters

10 de agosto de 2015 | LIneA

O primeiro mapa de matéria escura produzido pelo Dark Energy Survey (DES) através da análise de lentes gravitacionais fracas de galáxias foi apresentado em uma notícia anterior (Dark Energy Survey produz seu primeiro mapa da distribuição de matéria escura do Universo) e deu o que falar na mídia internacional (Repercussão do mapa de matéria escura produzido pelo DES).

Agora em Julho, dois artigos detalhando esse estudo saíram nas revistas especializadas Physical Review D e Physical Review Letters, onde nessa última o artigo ganhou a capa da edição.

Além disso, foi publicada uma resenha na revista online Physics por Catherine Heymans, uma especialista em lentes gravitacionais do Instituto de Astronomia da Universidade de Edimburgo no Reino Unido. Nessa resenha Catherine explica os desafios de se produzir tal mapa e como os próximos anos produzirão resultados fantásticos quando levantamentos como o DES forem completados. Membros brasileiros da colaboração DES participam destes estudos, apoiados pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA).

prlCapaMapa
Figura 1

Links em inglês:

 

Deixe um comentário