Participação de cientistas e tecnologistas do LIneA no projeto APOGEE-S do levantamento SDSS-IV

19 de outubro de 2015 | LIneA
apogee_v3
Figura 1 – Os dois telescópios, situados um em cada hemisfério, permitirão observarmos a Via Láctea como um todo. Crédito da imagem: Dana Berry / Sky Works Digital Inc e Colaboração SDSS.

Uma importante novidade do levantamento APOGEE-2, parte integrante do projeto SDSS-IV, é a construção de um segundo espectrógrafo similar àquele em operação no Apache Point Observatory (APO), EUA para ser instalado no telescópio Irénée du Pont do Observatório de Las Campanas (LCO), Chile, operado pelo Instituto Carnegie. Esse segundo instrumento permitirá a extensão do projeto APOGEE para o hemisfério sul e efetuar observações na direção do centro de nossa Galáxia (ver Figura 1). Como o instrumento opera na faixa do infravermelho, isto permite a observação de estrelas localizadas do outro lado do centro da Via Láctea produzindo uma visão panorâmica sem precedentes. Os espectros obtidos permitirão a medida da velocidade radial e da composição química de mais de 300,000 estrelas, no que é considerado um dos principais estudos da estrutura da Via Láctea. Ao final dos levantamentos, espera-se responder questões, entre muitas outras, como: Qual é a história de formação das estrelas e do enriquecimento químico da Via Láctea? Qual a distribuição de idades das estrelas da Via Láctea? Estão certas propriedades das estrelas associadas ao fato delas terem ou não planetas?

O LIneA é responsável pela instalação e manutenção do sistema de computação a ser utilizado pelo APOGEE2 no LCO. Isto é parte das obrigações assumidas com a colaboração SDSS-IV para a entrada do chamado Brazilian Participation Group (BPG), formada por pesquisadores brasileiros afiliados ao LIneA provenientes das seguintes instituições: USP, UNESP, UFRGS, UFSM, e ON. A instalação do equipamento está prevista para janeiro de 2016, seguida de testes de integração a serem realizados em março.

 

Deixe um comentário