Webinars do LIneA 2015

07 de dezembro de 2015 | LIneA

Desde 2011 o LIneA organiza um ciclo de webinars. Em 2015, tivemos cerca de 30 webinars com palestrantes de diferentes áreas de estudo: do Sistema Solar ao Universo distante (ver distribuição por áreas na Figura 1), de diferentes partes do mundo (ver Figura 2), e diferentes estágios na carreira profissional. Tivemos investigadores principais em grandes projetos – por exemplo, François Mignard (OCA) da missão espacial GAIA – a estudantes afiliados ao LIneA apresentando os resultados a partir de dados de grandes levantamentos como, por exemplo, Helio Perottoni (OV/UFRJ) participante do levantamento Sloan Digital Sky Survey (SDSS) e Elmer Luque (IF/UFRGS) participante do Dark Energy Survey (DES).

As tecnologias da web ajudam não só a conectar membros do LIneA entre si, mas também com o que há de mais avançado em pesquisa astronômica mundial, sem depender de dispêndios com diárias e passagens.

O agendamento das palestras precisa levar em conta os diferentes fusos horários, o que exige flexibilidade nos horários das apresentações. Os webinars são divulgados para uma lista de cerca de mil pessoas da comunidade brasileira, além de redes sociais, atendendo não apenas a membros do LIneA, mas também a comunidade científica em geral. A lista de palestrantes, títulos, e resumos está aqui.

Os slides e apresentações são gravados e pretendemos disponibilizar os slides em breve ao público no novo site do LIneA a ser inaugurado em breve.

Em 2016 o ciclo de webinars volta após o Carnaval.

temaswebinar2015
Figura 1 – Distribuição de temas dos webinars do LIneA de 2015.
screenshot-docs.google.com_2015-11-27_13-36-07
Figura 2 – Distribuição dos países onde tivemos palestrantes nos webinars do LIneA de 2015.

Deixe um comentário