Imagem obtida com a DECam está em exposição no Museu de Astronomia

25 de fevereiro de 2016 | LIneA

Em comemoração ao Ano Internacional da Luz promovido pela UNESCO em 2015, o Museu de Astronomia e Ciências Afins produziu uma nova exposição chamada Visões da Luz.

A luz ainda é a grande fonte de informações para estudos em astronomia. A exposição no MAST mostra diferentes aspectos do estudo da luz na astronomia e alguns instrumentos utilizados em diferentes épocas. A luz coletada na forma de imagens ou espectros pode ser realizada, modernamente, através de detectores digitais. Um exemplo destes detectores é a câmera CCD desenvolvida para as observações do levantamento Dark Energy Survey, denominada de DECam. Estes instrumentos permitem estudar a composição química e a dinâmica dos astros, aspectos de fundamental importância para a astronomia moderna.

A DECam é um dos maiores detectores astronômicos em operação na atualidade, representando o que há de mais moderno nessa frente. Com seus mais de 500 Megapixels, a DECam cobre uma região várias vezes maior que a Lua cheia no céu, o que ajuda o Dark Energy Survey a estudar grandes regiões do céu de forma eficiente e a realizar muitas descobertas tais como a descoberta de novos aglomerados estelares na Grande Nuvem de Magalhães, novas vizinhas da Via-Láctea, e lentes gravitacionais.

IMG_8155
Figura 1 – Foto do mural sobre a DECam em exposição no MAST. Imagem da DECam mostra a região do aglomerado de galáxias de Fornax feita pelo projeto Dark Energy Survey. A grande resolução da câmera permite fazer grandes impressões. De fato, considerando uma impressão de 300 dpi (pixels por polegada) poderia se fazer uma impressão com mais de dois metros de altura. Veja mais sobre a DECam no link. Crédito da foto: Ricardo Ogando.

Deixe um comentário