LIneA na rádio MEC

23 de fevereiro de 2016 | LIneA

“Ciência no rádio – Fenômenos no ar” é o novo quadro do programa Todas as Vozes na rádio MEC AM 800kHz, fruto de uma parceria com o Observatório Nacional. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras por volta das 9:10, horário de Brasília. Vários pesquisadores afiliados ao LIneA participaram desse programa.

No dia 20 de Janeiro, o astrônomo Ricardo Ogando do LIneA falou sobre e-astronomia, a dependência da astronomia com computação (internet de alta velocidade, armazenamento de Petabytes, e processamento de alto desempenho), e sua aplicação ao Dark Energy Survey – o Levantamento da Energia Escura -, permitindo descobertas que já foram comentadas anteriormente na seção de Notícias do LIneA, como sobre as novas vizinhas da Via-Láctea.

No dia 27 de Janeiro, Rodney Gomes falou sobre a previsão da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Curiosamente, o novo “nono planeta” foi previsto por Mike Brown, um dos astrônomos responsáveis por destituir Plutão de seu posto de planeta, transformando-o em planeta anão. Para realizar essa previsão ele utilizou novos dados de objetos descobertos nos confins do Sistema Solar, especialmente com a câmera DECam, construída para o Dark Energy Survey. A existência do Planeta X (que nada tem a ver com Nibiru e afins) já é cogitada há bastante tempo. Rodney e colaboradores já tinham publicado um artigo em 2015 com previsões que são confirmadas no artigo de Brown.

No dia 03 de Fevereiro, Julio Camargo descreveu como o fenômeno de ocultações de estrelas por objetos distantes do Sistema Solar é a melhor maneira de se obter informações sobre eles, tais como diâmetro e a presença de atmosfera. Essa técnica requer um conhecimento super preciso das posições dos astros e permitiu por exemplo descobrir o primeiro planetoide com anéis, Chariklo, além de obter informações sobre Plutão que só foram possíveis de se confirmar com a chegada da sonda New Horizons por lá.

O link para a rádio MEC é: http://radios.ebc.com.br/todas-vozes/edicao/2015-10/ciencia-no-radio-acompanhe-o-novo-quadro-da-mec-am-observatorio-nacional

Abaixo estão links para as três entrevistas mencionadas acima.

 

Deixe um comentário